SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
Marigia Tertuliano
Nasce a coluna, Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania, no Calangotango, um blog novíssimo, atual e cheio de peripécias.
Conversar com você leitor será um desafio. Um desafio que será alcançado no dia-a-dia.
Falar sobre Sociedade, meio ambiente e cidadania não é fácil, principalmente num mundo onde controle e participação social ainda são incipientes, embora estejamos em um movimento que visa sua ampliação.
Nossas reflexões estarão voltadas para temas do cotidiano. Por exemplo: como estamos e vislumbramos a participação social nas questões sócio-ambientais; como a questão política influencia nossas ações; como a sociedade está vendo esse movimento cidadão e como está agindo. Entender esse processo é criar, ganhar, participar e vivenciar a cidadania.
Nossa primeira discussão se pautará em questionamentos sobre a participação da mulher nos três assuntos que são focos da coluna.
Como nós mulheres somos vistas na sociedade?
Antes de iniciar essa coluna fui entrevistada por Sávio. Parei alguns segundos e me pensei: “puxa vida, como eu faço coisas”. E aí veio a pergunta: o que essas coisas estão ajudando em mudanças que vislumbrem um mundo melhor?
Depois, imaginei, “e essa relação com a questão ambiental”? Tem outro sentido. As indicações políticas para os postos de trabalho. Como nós mulheres estamos dentro dessa seara? Agindo ou reagindo?
No âmbito da cidadania a minha discussão é: estamos hoje no ápice da nossa representação. Uma mulher, no Brasil, está assumindo a presidência da República. Como vemos essa participação? Será que essa mulher está nos representando?
Para alguns, sim, para outros não, e essa é a beleza da democracia. Entendermos o diferente, colocarmos as nossas posições, sermos elegantes na discórdia. Não é briga ou revanchismo, mas um ato de cidadania perante tudo o que nos cerca.
Assim, finalizo a reflexão de hoje.
Vamos pensar a próxima. O tema? O nosso dia-a-dia dirá.
Interessantes as ideias...
ResponderExcluirMas como sair das reflexões para a ação concreta transformadora do tecido social na tecitura da justiça e da participação, vencendo a gigantesca barreira da acomodação e da mera reclamação?...
O Brasil parece compor uma cidadania amorfa, aceitamos tudo... Até parece que o país não somos nós, que estamos distanciados do que acontece...
Parabéns pela Coluna minha amiga. Fico feliz em ver nascer um projeto construtor na Rede.
ResponderExcluirQue este espaço seja forte como o calango e especial como o Tango.
bjss
Que coluna shoooow. Parabéns Marigia. Parabéns Sávio. Ficarei acompanhando o site. E conte comigo para divulgação do mesmo.
ResponderExcluir