CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

31.3.11


Foto: Fábio Cortez (DN)

Segundo matéria publicada no Diário de Natal (31/03), a prefeitura de Natal precisa de 120 dias para fazer a reforma do calçadão na praia de Areia preta, que desmoronou no dia 8 de fevereiro em virtude de fortes marés. Os serviços de reforma contratados à empresa Engecal só começaram no dia 3 de março, quase um mês após o desabamento, e vão custar aos cofre públicos, R$ 552 mil reais. Dinheiro do contribuinte.


Pois bem, todos nós vimos o Japão ser atingido por terremotos seguido de um tsunami que destruiu parte da infraestrutura do país. O jornal britânico “Daily Mail” mostrou a competência dos japoneses dias depois do desastre sofrido pelo país. Em apenas 6 dias a autoestrada Great Kanto, que havia sido destruída pelo terremoto, foi reconstruída.
Até quando vamos conviver com a incompetência em Natal e no Rio Grande do Norte?

30.3.11


O Deputado Nelter Queiroz (PMDB), em entrevista ao blog de Marcos Dantas, disse, hoje, que, em Jucurutu, além do PMDB  vai controlar o PSB e o PMN.
Vejam o que anunciou Nelter Queiroz: "Henrique já me deu carta branca para eu assumir a comissão provisória do PMDB jucurutuense. Isso já foi acordado. Como voto em Jucurutu, eu deverei assumir a presidência, vou colocar o vereador Rubinho na comissão e também vou colocar meu filho George Queiroz", revelou. Depois, acrescentou sobre o PSB e o PMN: "Existe um compromisso da ex-governadora Wilma de Faria e do ex-governador Iberê Ferreira de Souza para que a gente indique o comando do PSB de Jucurutu. Também o PMN ou o partido que Robinson comandar ficará sob nossa orientação em Jucurutu".
Quer dizer: é a completa desmoralização de partidos políticos que no Rio Grande do Norte só servem como legenda de aluguel.
O curioso é que se fala nessas aberrações como se fosse a coisa mais natural, ética, decente.
Até quando?
Camila Fusco, da Folha.com

Depois de mais de uma década vivendo fora do Brasil e distante do empresariado nacional, o brasileiro Eduardo Saverin, cofundador do Facebook, começa a se reaproximar do país.
Segundo a Folha apurou, o executivo já declarou a amigos próximos o interesse em viajar ao Brasil nos próximos meses em uma missão que vai além do turismo, como fez das últimas vezes -a última delas há dois anos.
Seu objetivo, segundo relatam esses amigos, é analisar negócios de empresas brasileiras iniciantes de tecnologia ("start-ups"), que atraem cada vez mais o interesse de fundos estrangeiros.
De acordo com executivos do setor, a intenção de Saverin é atuar como investidor-anjo, fornecendo capital para empresas com plano de negócio em estágio inicial, em que poderia investir até US$ 1 milhão. A análise porém, está apenas no início.
Foto divulgação
Eduardo Saverin, cofundador do facebook
A tarefa de convencer Saverin a desembolsar seus dólares, porém, não será fácil. O brasileiro estuda minuciosamente o histórico dos administradores e o potencial de gestão das empresas candidatas a investimento.
No Brasil, Saverin busca projetos de internet que tenham perspectivas de negócio semelhantes às obtidas pela Vostu, empresa de jogos para Facebook e Orkut.
Criada pelo trio de empresários Daniel Kafie, Mario Schlosser e Josh Kushner --egressos do MBA de Harvard, mesma instituição onde Saverin cursou economia--, a Vostu conseguiu em dois anos conquistar cerca de 40 milhões de brasileiros.
No entanto, segundo amigos de Saverin, a Vostu não estaria nos planos de investimentos do brasileiro por estar capitalizada.
Saverin normalmente faz aportes diretos nas "start-ups", mas não raro encontra outros ex-empreendedores, como na Qwiki, onde é sócio de Jawed Karin, cofundador do YouTube que vendeu o portal ao Google em 2006.
O relacionamento, porém, não é exatamente próximo. "Ainda não tive chance de falar com ele diretamente", afirmou Karin à Folha, em entrevista por e-mail.
PERFIL
Paulistano, mas criado nos EUA, Saverin ganhou reconhecimento por ter criado, ao lado de Mark Zuckerberg, o Facebook ainda como estudante de economia na Universidade Harvard.
Após disputa judicial em 2005 sobre participação acionária com Zuckerberg -depois de ter sua parte reduzida de cerca de 35% para 5%-, passou a olhar o setor de tecnologia como investidor.
Depois de morar em Miami, Nova York e no Vale do Silício, está baseado em Cingapura, a partir de onde analisa negócios com companhias iniciantes.
Apesar das sucessivas tentativas de contato, Saverin não respondeu aos contatos feitos pela Folha.
RAIO-X DE EDUARDO SAVERIN
IDADE
29 anos
NACIONALIDADE
Brasileiro, mas cresceu nos Estados Unidos
FORMAÇÃO
Economia, em Harvard (2006)
PRINCIPAIS NEGÓCIOS
Petróleo, Facebook, Qwiki (ferramenta multimídia), Anideo (aplicações web) e Jumio (pagamento on-line)

Detecção de plutônio e água radioativa aumentam os riscos de vazamento en Fukushim
O Estado de São Paulo com AP e Reuters
O governo japonês declarou ontem que o país está em "estado de alerta máximo" por causa dos problemas na central nuclear após a detecção de plutônio e de água altamente radioativa no local, que obrigou a interrupção temporária dos trabalhos de contenção da crise.  
Durante uma reunião no Parlamento, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, reconheceu que a situação continua "imprevisível". "A situação do acidente nuclear não nos permite baixar a guarda", disse Kan. "Continuaremos a acompanhar tudo com toda atenção."
O premiê também fez um mea culpa sobre a escolha do local para se construir uma usina nuclear. "Não podemos negar que a avaliação do risco de um grande tsunami na época da construção foi amplamente equivocada", disse Kan, que prometeu reformar as normas de segurança nuclear no país.
A Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão informou ontem que as barras de material físsil nos reatores número 1, 2 e 3 na usina atômica de Fukushima estão danificadas e existe uma alta possibilidade de haver algum vazamento de suas estruturas de contenção. Autoridades disseram que seguiam tentando resfriar os reatores para impedir uma catástrofe nuclear.
Segundo o porta-voz do governo, Yukio Edano, no momento, a única alternativa para conter o vazamento de radiação é seguir bombeando água para resfriar os reatores. "Continuar o resfriamento é inevitável. Nós precisamos priorizar a injeção de água", afirmou.

A Europa e os Estados Unidos, com sua ação contra a Líbia, buscam voltar ao século 19, e promover nova repartição colonial do mundo. Na realidade, não houve ndependência efetiva das antigas colônias. Mediante os artifícios do comércio internacional, e, sobretudo, da circulação de capitais, a dependência econômica e política dos países periféricos permanece.
Mauro Santayana, no Portal Vermelho
Nos últimos vinte anos, com a globalização neoliberal, o domínio dos paises centrais se tornou ainda maior. Razão teve Disraeli, o controvertido homem de estado britânico, ao dizer que as colônias não deixam de ser colônias pelo simples fato de se declararem independentes.
Esse domínio indireto por si só não lhes basta: querem retornar ao estatuto colonial escancarado. Ao perceberem os sinais de insurreição geral dos povos contra a opressão de seus prepostos, tomam a iniciativa da repressão preventiva. A doutrina da preemptive war de Bush continua vigendo, e é agora aplicada pela França e pela Grã Bretanha, sob solerte delegação de Washington.
Os norte-americanos bem intencionados, que votaram em Obama, descobrem que não podem mudar o sistema mediante o processo eleitoral. Como o grande presidente republicano e o mais importante militar do século passado Eisenhower denunciara e previra, quem domina o sistema é o complexo industrial-militar, hoje com o mando repartido entre o Pentágono e Wall Street.
O presidente Obama se assemelha, a cada dia mais, aos Bush. Embora seu objetivo final seja o mesmo, ele cuida de falar macio na América Latina, enquanto açula seus aliados contra a Líbia, no movimento da reconquista imperial do Norte da África. Tal como Tony Blair, no caso do Iraque, Cameron se dispõe ao dirt job. Conforme o semanário alemão Focus, comandos britânicos já operavam na Líbia semanas antes da oficialização da aliança.

A Campanha “De pé no chão também se aprende a ler” foi criada em Natal/RN em fevereiro de 1961, pelo Prefeito Djalma Maranhão e seu Secretário de Educação, Moacyr de Góes. O programa implantou o ensino primário para crianças nos bairros pobres, em escolas de chão batido, cobertas de palha com uma metodologia inovadora. Valorizou as festas, músicas e danças populares e instalou bibliotecas populares, praças de cultura e Museus de arte popular.
A Câmara Municipal de Natal realizou, ontem, uma sessão solene para comemorar os 50 anos da Campanha “De pé no chão também se aprende a ler”. O evento foi proposto pelo Vereador George Câmara (PCdoB). A homenagem reuniu pesquisadores do tema, especialistas e representantes de Programas direcionados à EJA (Educação para Jovens e Adultos).
Para o vereador George Câmara (PCdoB), a sessão foi uma forma de tornar público as ações e a administração progressista realizada pelo prefeito Djalma Maranhão. “Ao reunir figuras partícipes dessa história juntamente com pesquisadores para debater essa temática, produz-se um justo efeito de preservação da memória do povo daqui. As novas gerações não conhecem muitas vezes o valor histórico que uma campanha como essa tem. Muitos não sabem que seus entes passados, aprenderam a ler, graças ao “De pé no chão também se aprende a ler”, afirmou George Câmara.

Gustavo Hennemann – Folha.com

O governo brasileiro decidiu ontem que vai monitorar o desembarque de alimentos importados do Japão para rastrear possíveis contaminações por radiação.
A medida já havia sido tomada pela União Europeia e pelos EUA depois de o governo japonês informar que o colapso da usina de Fukushima 1 havia provocado a contaminação de hortaliças, leite e água no país.
A Folha apurou que o governo já vinha considerando adotar a medida, mas ainda avaliava a situação porque as cargas embarcadas depois da catástrofe no Japão só devem começar a chegar ao Brasil a partir de 11 de abril.
Ontem, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Ministério da Agricultura e a CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) se reuniram para definir e coordenar o monitoramento. Uma nota oficial conjunta deve ser divulgada pelos órgãos nos próximos dias.
Segundo funcionários do governo, os fiscais da Anvisa e do Ministério da Agricultura vão coletar amostras de alimentos para serem enviadas a laboratórios do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), em São Paulo, e do IRD (Instituto de Radioproteção e Dosimetria), no Rio de Janeiro.
Os portos desses dois Estados são as principais entradas de produtos japoneses.
O procedimento deverá considerar inicialmente apenas produtos que têm origem na área atingida pelo colapso da usina --cerca de 20% das províncias japonesas.
O Brasil não é grande importador de alimentos do Japão e compra peixe, algas, saquê e massas usados na culinária típica japonesa.
Ontem, o sindicato dos fiscais do Ministério da Agricultura divulgou nota em que pedia providência técnicas do governo para garantir a segurança dos trabalhadores, que temiam riscos de contaminação durante a fiscalização de contêineres.
Segundo técnicos da área, no entanto, não há nenhum risco de os fiscais serem atingidos pela radiação dos alimentos, mesmo que eles estejam contaminados, porque as taxas de radiação são baixas demais e causam danos apenas em caso de ingestão.
Para determinar se os alimentos estão contaminados, será preciso deixar uma amostra de cerca de cinco quilos exposta diante de detectores próprios por mais de uma hora, segundo técnicos.
Os procedimentos serão os mesmos adotados em 1986, após o acidente na usina nuclear de Tchernobil, na Ucrânia. Na época, exames encontraram césio radioativo em parte dos alimentos.

29.3.11


Entrevista 10 x 140
Perfil de Rafael Batista Pereira – Natal/RN, estudante de Gestão Comercial na UNP, mania de som, perfeccionista.
P- Porque escolheu o curso de Gestão Comercial da UNP?
Rafael Batista – Sou apaixonado por Administração e por tudo o que compõe o mundo comercial. 
P- Porque tantos novos empreendimentos em Natal fecham suas portas tão cedo?
Rafael Batista – Falta de espírito empreendedor, Planejamento, estudos de caso.
P- Ao terminar seu curso de Gestão Comercial pretende iniciar algum negócio próprio?
Rafael Batista – Sim, ainda não pensei ao certo o quê, mas tenho grande ideias !!
P- Você se diz um perfeccionista. Porque?
Rafael Batista – Está perfeito/fazer perfeito é a única coisa que pode agradar-me.
P- O que falta para os jovens participarem mais dos partidos políticos?
Rafael Batista – O fim da corrupção. Ah,e mais ideologias também!!
P- Qual sua opinião sobre a administração Micarla de Sousa na prefeitura de Natal?
Rafael Batista - A borboleta virou barata, Só lamento..
P- Qual sua expectativa em relação ao governo Dilma?
Rafael Batista – O governo Dilma é um grande ponto d interrogação. Só saberemos no decorrer do governo. Uma coisa é certa: cada vez + o partido irá governar.
P- E em relação ao governo Rosalba?
Rafael Batista – Não acredito nem em conto de fada nem em conto do vigário.
P- O que é o Twitter para você?
Rafael Batista – Mas uma ferramenta de comunicação que sabendo usar, traz grandes benefícios, aprendizados e grandes amizades!!!
P- O que você mais gosta de fazer nos finais de semana com os amigos?
Rafael Batista - Viajarrrrrrrr ! :)
*Se você quer conhecer um pouco mais o Rafael Batista converse com ele no Twitter @rafaaelbatista

Folha de São Paulo Elvira lobato

Estudo divulgado ontem pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) constata que as empresas brasileiras ainda pagam um serviço de banda larga mais caro e de pior qualidade que suas concorrentes dos países desenvolvidos.
Esse quadro permanece, apesar da queda de preços registrada nos últimos dois anos, diz o estudo.
A conexão à internet em banda larga, por cabo, com velocidade de 1 Mbps custa, no Brasil, R$ 70,85 mensais, em média (US$ 42,73).
O mesmo serviço custa US$ 9,30 mensais (R$ 15,41) na Alemanha, US$ 12,40 (R$ 20,55) em Taiwan, US$ 28,60 (R$ 47,40) no Canadá, US$ 36 (R$ 59,66) na Suíça e US$ 40 (R$ 66,29) nos Estados Unidos, diz o estudo.
MINISTRO
O levantamento foi entregue ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na presença dos presidentes da Oi, Luiz Eduardo Falco, e da Telefônica, Antônio Carlos Valente.
O ministro concordou que os preços são altos e disse que o governo está prestes a concluir um acordo com as teles que vai reduzir os preços e melhorar a velocidade de conexão.
"Não sou só eu. As torcidas do Flamengo e do Vasco também acham que os preços são altos", brincou o ministro Paulo Bernardo.
Para ele, as empresas podem oferecer serviço melhor e mais barato com a infraestrutura existente, e sem sofrer perdas.
O Ministério das Comunicações incluiu a expansão da banda larga na negociação do novo PGMU (Plano Geral de Metas de Universalização) da telefonia fixa, a ser anunciado em maio.
O estudo da Firjan constata que o custo médio mensal do acesso sem fio à internet, com velocidade de 1 Mbps, está em R$ 109,82 e é relativamente uniforme no Brasil.
Já o custo médio mensal de acesso fixo, por cabo, varia de R$ 57,40 por mês (em Alagoas e Espírito Santo) a R$ 429,90, no Amapá.
Para o presidente da Oi, os números da pesquisa já estariam defasados.
Chama a atenção no levantamento realizado pela Firjan o preço relativamente baixo da conexão com velocidade de 10 Mbps no Brasil (US$ 63,57 mensais, em média, ou R$ 105,40).
A mesma conexão de 10 Mbps custa mais em países desenvolvidos, como Estados Unidos (US$ 100, ou R$ 165,73), Canadá (US$ 88,9, R$ 147,33) e Reino Unido (US$ 82,9, R$ 137,39).
QUALIDADE BAIXA
Responsáveis pelas áreas de informática da Petrobras, Michelin, L'Oreal e Ipiranga criticaram a qualidade do serviço de banda larga das operadoras, durante o debate da Firjan.
A Petrobras disse que investiu na construção de redes de fibras ópticas próprias por falta de opção.

28.3.11


Folha.com mais Agências de Notícias

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, advertiu nesta segunda-feira o Brasil por sua lentidão nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 ao afirmar que, a três anos do torneio, o país está mais atrasado na organização do que a África do Sul estava, no mesmo prazo, antes do Mundial de 20
"O Brasil está atrasado em comparação com a África do Sul no mesmo período", afirmou Blatter em entrevista coletiva, lembrando que só faltam três anos para a competição e dois para a Copa das Confederações, "que deve ser um treino para o grande evento".
"Em 2007, a três anos da Copa na África do Sul, os sul-africanos estavam mais avançados do que os brasileiros hoje", reiterou.
O presidente da Fifa alertou que, se os preparativos não se acelerarem de forma significativa, "corre-se o risco de que nem Rio de Janeiro ou São Paulo possam organizar partidas", já que não haverá estádios adequados para recebê-las.
Questionado se uma solução para o Brasil seria reduzir a quantidade prevista de estádios, Blatter disse que o atual número (12) é adequado.
"O que precisam fazer é ter pressa e acelerar os preparativos. A Copa do Mundo é amanhã, e os brasileiros pensam que é depois de amanhã", declarou.

Folha.com mais Agências de Notícias
A Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, informou nesta segunda-feira que detectou água com altos níveis de radiação em túneis subterrâneos fora do reator 2, primeiro indício de um vazamento do tipo desde a crise nuclear gerada pelo terremoto e tsunami de 11 de março.
O vazamento foi detectado em um túnel que rodeia o reator número 2. Segundo a Tepco, a água continha concentrações radioativas de mais de mil milisievert por hora. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA diz que uma única dose de 1.000 millisieverts é suficiente para causar hemorragia.
Esse nível é similar ao detectado este fim de semana em uma região alagada no interior do prédio de turbinas da unidade 2, que obrigou a interromper o trabalho dos operários.
Uma das das entradas do túnel subterrâneo está localizada a apenas 55 metros do mar. A Tepco afirmou que não há indícios de que a água contaminada tivesse chegado ao mar, mas que não pode descartar uma contaminação do solo.

Canindé de França - advogado, professor e vice-presidente estadual do PCdoB/RN

O ministro do Supremo Tribunal Federal/STF, Luiz Fux, no momento em que declarava seu voto no Plenário do Supremo acerca das Lei da Ficha Limpa, afirmou que "a Lei da Ficha Limpa é a lei do futuro. É a aspiração legítima da nação brasileira, mas não pode ser um desejo saciado no presente, em homenagem à Constituição, que garante a liberdade para respirarmos o ar que respiramos que protege a nossa família ". E acrescentou que "por melhor que seja o direito, ele não pode sobrepor a Constituição."
Para entender melhor, nas duas votações anteriores sobre a matéria, houve empate, em 5 votos a 5. Agora (23/03), a matéria foi novamente votada, por 6 votos a 5. Com este resultado a chamada Ficha Limpa, só terá validade para o pleito eleitoral de 2012, que regerá as eleições de prefeitos/vices e vereadores. Teremos de esperar um pouquinho mais, são apenas 19 meses, é como diz o matuto, tá logo ali.
Segurança Jurídica
Considero constitucionalmente correta e fiel ao princípio da Segurança jurídica a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal, órgão a quem a Constituição Federal de 1988, confiou à guarda de nossa Carta Magna.
Não se deve questionar sem propósito a importância da Ficha Limpa, que se configura como inovação adstrita às regras disciplinadoras do processo eleitoral republicano em nosso país. No entanto, não se pode desconsiderar e desrespeitar a Constituição Federal em vigor, permitindo que se alterem as regras do processo eleitoral quando este já se encontra em andamento, ou mesmo, já devidamente concluído. Neste sentido, a decisão exarada pelo guardião da Constituição inibe casuísmos e preserva a Carta Magna.

27.3.11


Entrevista 10 x 140
Perfil de Neuzanete Costa – Caicó/RN, 2 filhos, pedagoga formada pela UERN/Assu, desempregada, quer ser candidata a vereadora em 2012, em Caicó.
P- Como foi o seu começo de vida em Caicó, no sitio Lagoa do Meio, onde nasceu?
Neuzanete – Iniciei minha carreira estudantil no sítio com muita dificuldade em escola isolada muito distante de onde eu morava.
P- Mesmo seus pais sendo analfabetos, você formou-se em pedagogia. Conte como foi essa luta.
Neuzanete – Muito difícil enfrentar uma faculdade sem emprego fixo.
P- Formada e desempregada, como consegue criar seus dois filhos, sem o pai, já que é divorciada?
Neuzanete – Para todo desafio Deus dá a sabedoria do caminhar! nunca parei de trabalhar em qualquer serviço.
P- No ano que vem tem eleições e você quer ser candidata a vereadora. Como vai fazer sua campanha?
Neuzanete – De pé no chão, colhendo sugestões para idéias inovadoras oriundas dos mais diversos setores da minha cidade.
P- Quais são os principais problemas de Caicó?
Neuzanete – Saúde... educação... segurança pública... desenvolvimento rural..., cultura e turismo... meio ambiente, esporte e juventude.
P- Se eleita vereadora como você pretende atuar como parlamentar?
Neuzanete – Na defesa da mulher caicoense no combate as desigualdades sociais.
P- Como você começou a sua atuação política em Caicó?
Neuzanete - Como militante dos Direitos Humanos e Luta Antimanicomial. 
P- Como pedagoga quais são os grandes problemas da escola pública em Caicó?
Neuzanete – Como sempre falta muito para uma educação justa! 
P- O que é o Twitter para você?
Neuzanete – Uma ferramenta muito importante para interagir com o mundo inteiro no dia a dia adquirindo conhecimento mútuo.
P- Quando está em família e com os amigos o que você mais gosta de fazer?
Neuzanete - Interagir com todos, isso é meu maior lazer! brincar, dançar, pular, rir, ouvir músicas que alimentam a alma e o espírito.
*Se você quer conhecer um pouco mais a Neuzanete conversa com ela no Twitter @neuzanete

Fábio Farias - Jornalista

Ethos significa o conjunto de valores que formam uma sociedade. A palavra vem do grego e é a raiz do substantivo ética. Na sociologia o ethos pode ser moral, como pode ser político.
No segundo caso, aplica-se ao conjunto de ideias que formam a imagem de um determinado personagem da política. É o famigerado “sou mãe, sou mulher” repetido à exaustão na campanha pela candidata do PV, Micarla de Sousa, para se contrapor ao suposto homosexualismo da candidata rival.
Dois anos depois das eleições e hoje recordista impopularidade - segundo dados da Consult, reprovação de mais de 80% - Micarla passou a usar de forma mais ostensiva a imagem de perseguida politicamente. Nas entrevistas a palavra é "arquitetado". Há um plano maligno conduzido por políticos inescrupulosos que estão arquitetando a baixa popularidade da prefeita.
Discurso que foi reforçado com a chamada "reforma administrativa", vinda oportunamente depois do carnaval e que, segundo alguns, pretende recolocar Natal no eixo. Está claro que o objetivo final é o de garantir algum capital político à prefeita para tentar, talvez, a reeleição. Ou um mínimo de dignidade nas eleições de 2012.
Não é preciso ser muito inteligente para ver que a tarefa é difícil. A fama de má administradora se enraizou em grande parte da cidade. Tudo - até o que, de fato, nada tem a ver com a prefeitura - cai na conta de Micarla. O principal culpado disso não são os políticos malignos, mas sim a própria falta de capacidade da prefeita. Seja administrativa, seja retórica.
Essa demagogia e o uso dessa imagem de perseguida, depois de dois anos governando com todas as ferramentas necessárias para um bom governo - apoio do legislativo e da imprensa - acaba por passar uma imagem de, no mínimo, um deslocamento da realidade. Ou, para os mais maliciosos, de cinismo puro.
Ler entrevistas e declarações de Micarla faz o cidadão pensar está diante de uma encenação. Afirmar que a cidade melhorou nos últimos dois anos, dizer asneiras como "a educação básica nunca foi tão boa como é hoje" e ousar falar que a cidade está arrumada chegam a insultar qualquer sujeito minimamente informado. Há um colapso total dos serviços públicos municipais e a prefeita parece ignorar isso nos discursos.
O cúmulo  veio da declaração dada por ela, nesta semana, sobre a baixa popularidade. Os dois primeiros anos de governo, segundo ela, foram levados sem apoios políticos, isso explica as turbulências administrativas. Jogou a culpa nos outros, não admitiu o próprio erro e brincou com a inteligência do eleitor. E a maioria na Câmara Municipal,  o apoio dos três senadores e de seis dos oito deputados federais do RN? Não foram apoios políticos?
Faria muito bem à imagem da prefeita se ela admitisse as falhas e os problemas e apresentasse soluções pertinentes para elas, Esse jogo demagógico de perseguição política não cola, até pela conjuntura político partidária que deu sustentação a eleição de Micarla. É nesse interím que uma frase, pixada nas ruas da Ribeira, ainda na época das eleições e em referência a atuação de Micarla na mídia, hoje faz todo sentido: Natal não é um programa de TV.
Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania
Marígia Tertuliano - Profª da UNP

Mais um passeio na megalópole.
No diário de bordo, emoções e sensações, onde a cultura e a visão de “lugar e não lugar” impera.
As pessoas, os lugares e os motivos, cada um com sua racionalidade encantam, assim como assusta.
Enquanto estava indo a uma livraria adquirir mais livros para meus filhos, passei por duas crianças brincando. Aquela cena chamou minha atenção porque eram dois pequenos trabalhadores - aparentando terem oito e doze anos, respectivamente - caminhavam maltrapilhos, com suas caixinhas de engraxate, nas ruas da megalópole da cultura.
Cheguei mais perto dos dois para fotografá-los e ouvi a conversa: “vou levar para casa”- era uma cédula de R$ 2,00 (dois reais), nas mãos do pequeno trabalhador. O outro olhou e falou: ”dá um salgado”. Enquanto caminhavam sorriam. Foi então que engasguei: “como tirar alegria de uma situação daquela? Como vivem aquelas crianças? Mil coisas vieram a minha mente: “se possuíssem famílias equilibradas com os pais empregados; se tivessem o direito de brincar; a oportunidade de estuda; o hábito da leitura...
Imediatamente lembrei-me do Estatuto da Criança e do Adolescente e as cinco condicionantes ficaram em minha memória. O paralelo com a realidade dos meus filhos foi inevitável - os meus pequenos possuem o que toda criança tem direito, conforme o ECA, aquelas, infelizmente, não.
Foto Marígia Tertuliano
A caminhada continuou, e com ela novos “lugares e não lugares”. Dessa vez, à Câmara Brasileira de Livros, para o lançamento do Prêmio Jabuti 2011- estar naquele lugar foi uma oportunidade única.
Começa a apresentação do prêmio. Estava eu no meio de intelectuais, relembrando coisas aparentemente tão banais: “será que as categorias teem áreas que discutam a inclusão e a exclusão social"?
Juntamente comigo, jornalistas dos maiores veículos do País, ávidos por saberem das novas regras, do valor a ser oferecido aos ganhadores etc. E eu, como uma criança encantada, participando de tudo e realizando um sonho antigo. Claro que não sou jornalista profissional, mas por horas vivenciei os prazeres de uma profissão encantadora.
Naquele momento tive a certeza que aquele era o espaço onde eu queria ver aquelas crianças.
Terminado o lançamento do prêmio fui a um dos templos do consumo paulistano- Shopping Center, adquirir os presentes dos filhotes - livros e um diário, para a minha “Nísia Floresta”, escrever suas memórias. No templo, um amigo lembrou: “o ambiente é lindo, mas muito caro”.
 É verdade. Aquele espaço é excludente para aquelas crianças engraxates e muitos brasileiros. Sua arquitetura e ambientação incitam à seleção. Aquelas crianças, com certeza, apesar da alegria, não teriam condição de se fartarem das maravilhas que podem ser encontradas naquele espaço, a exemplo de uma bolsa que custa a bagatela de R$ 8.500 (oito mil e quinhentos reais). Com esse valor, quantas cestas básicas poderiam ser adquiridas? Aquelas crianças, com certeza não entenderiam a lógica.
 Assim, na megalópole onde a cultura é enaltecida, com belíssimos trabalhos, encontra-se muitos Brasis e neles, diferentes realidades.
Conheci alguns exemplos dessa diversidade, como é o caso da Bia - a pequena leitora da “Gata Xereta”; visitante assídua de biblioteca pública, diga-se de passagem, e habitante de um pequeno município paulista - integrante de um projeto de restauração de bibliotecas e incentivo à leitura.
Foto José Luiz Goldfarb
Como aquelas crianças, ainda sonho e acredito que é possível um mundo melhor e mais justo. Para isso, temos que incentivar a participação e o controle social para que estas crianças deixem de ser menor trabalhador.
Os espaços culturais que estão sendo criados, para incentivar a leitura e o gosto pelo livro, são ferramentas que estão se proliferando em um país que busca a erradicação da miséria
Assim, acredito que com políticas públicas includentes e com acesso à cultura aquelas crianças conseguirão alçar voos.
Afinal, o que elas precisam é ter o direito de serem crianças.

José Antonio Dias Toffoli defende a liberação das comunicações pelo Twitter e outros meios novos, como blogs, nos meses anteriores às eleições
Mariângela Gallucci, de O Estado de S.Paulo
O ministro José Antonio Dias Toffoli defendeu durante sessão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a liberação das comunicações pelo Twitter e outros meios novos, como blogs, nos meses anteriores às eleições. Durante julgamentos de recursos de políticos multados por propaganda na internet, Toffoli foi enfático, usou palavras como "arcaico" e "equivocado" e disse que a Justiça tem de se acostumar com as novas tecnologias.
"Nós estamos aqui a proferir um voto que ele é arcaico, data vênia a douta maioria formada, é arcaico pelos meios de comunicação que hoje se colocam à disposição das pessoas, que não é mais telefone, não é mais carta, não é mais telegrama. Os meios de comunicação são esses: as redes sociais", disse.
Para Toffoli, as mensagens postadas no Twitter podem ser comparadas a conversas por telefone. "O Twitter não é propaganda. O Twitter é aquilo que podemos chamar de cochicho. É uma pessoa cochichando com a outra", comparou o ministro, durante o julgamento de um recurso no qual Índio da Costa (ex-DEM) - que foi candidato a vice na chapa presidencial do tucano José Serra - questionava multa de R$ 5 mil por mensagem divulgada no Twitter antes do início da propaganda eleitoral. O julgamento do recurso começou na quinta-feira, mas foi suspenso por um pedido de vista do ministro Marcelo Ribeiro.
Relações. Para Toffoli, proibir as comunicações no Twitter é o mesmo que impedir que as pessoas conversem, o que desrespeita o princípio constitucional da liberdade de manifestação. "É interferir numa seara absolutamente individual. Não se trata de propaganda. É liberdade de pensamento e expressão na sua essência", disse. "Como vamos vedar que alguém converse com outro por telefone no período de pré-campanha pedindo voto para alguém ou falando mal de um outro candidato de quem essa pessoa não goste? Temos condições de interferir em todas as relações humanas?", questionou

Nenhum ‘ex’ dorme em paz depois de ter entrado em contato com os prazeres do poder
O Estado de São Paulo – Artigo de Marco Aurélio Nogueira, Professor de Teoria Política da UNESP. Autor de O Encontro de Joaquim Nabuco com a Política (Paz e Terra)

Fantasmas e pesadelos costumam atormentar todos os que tiveram poder um dia. O universo dos "ex" é heterogêneo, mas nenhum deles dorme inteiramente em paz depois de ter entrado em contato com os prazeres que integram o cotidiano de um poderoso. Mesmo suas agruras e aborrecimentos são de um tipo especial. Viciam, causam dependência.
A maldição não perdoa ninguém, ainda que nem todos reajam do mesmo modo. Há os que sofrem em público e os que se recolhem, os discretos e os escandalosos, os que retomam a vida de antes e seguem em frente e os que não se conformam e não sabem o que fazer. Quanto mais alto o grau de poder, maior o problema. Quem já foi presidente da República tem mais dificuldade para assimilar a perda súbita ou anunciada de poder do que um chefe de seção desalojado do cargo.

26.3.11

Folha Online
A Polícia Federal no Rio Grande do Norte prendeu em Natal, nesta sexta-feira (25), três homens suspeitos de apresentar documentação falsa para sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Os três --de 28, 36 e 44 anos-- trabalham como garis e moram na zona norte da cidade.
A prisão aconteceu após a PF ter sido alertada pelo setor de segurança da Caixa Econômica Federal de que estava em trâmite, em uma agência localizada no Shopping Midway, uma solicitação de saque do FGTS e que o interessado teria utilizado um exame de sangue e um atestado médico falsos para receber um benefício de cerca de R$ 7.000.
Policiais do Núcleo de Operações e da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários foram até a agência e ficaram à espera do suspeito, que foi ao banco por volta das 14h30 e acabou flagrado com os documentos falsos.
Ele confessou o crime e apontou um comparsa que, segundo ele, havia lhe dado a papelada e o aguardava em um veículo no estacionamento. Ambos foram detidos e levados à Superintendência da PF em Natal.
Durante o interrogatório, eles afirmaram ser servidores públicos e que souberam que uma das formas de sacar o FGTS, enquanto estivessem empregados, seria provar que eram portadores do vírus HIV.
Ele contaram ainda que foram procurados por outro colega de trabalho que lhes garantiu que conseguiria exames falsos provando que os dois eram portadores de HIV. Em troca dos papéis, esse colega teria cobrado 22% do benefício. Eles disseram ter aceito a condição e fechado o acordo.
Segundo a PF, o suspeito preso no interior da agência recebia o benefício pela primeira vez e o comparsa, encontrado no estacionamento, era uma espécie de intermediário que entregava a documentação falsa e levava os servidores até a Caixa.
ARTE-FINALISTA
Enquanto prestavam depoimento, o celular de um deles tocou. Ao identificar que a pessoa que telefonava era apontada como o mentor do crime, os policiais autorizaram o suspeito a atender. Do outro lado da linha, o interlocutor perguntava pelo desfecho da ação e cobrava a comissão acertada, que deveria ser entregue a ele na área de lazer em um conjunto residencial.
Os policias armaram uma emboscada e prenderam o suspeito apontado como mentor do golpe. Segundo a PF, ele confessou o crime. Em sua casa foram encontrados documentos e uma série de eletromésticos novos que, segundo o próprio detido, foram comprados com dinheiro de saques fraudulentos de FGTS.
O mentor, que havia trabalhado anteriormente como arte-finalista, disse à PF que, quando descobriu que uma das maneiras de sacar o dinheiro do fundo era comprovando ser portador de HIV ou câncer, resolveu elaborar atestados médicos e exames laboratoriais com a ajuda de um programa de computador.
Ele disse que, quando comentou sobre a possibilidade da fraude no ambiente de trabalho, vários colegas o procuraram para sacar o benefício.
De acordo com a PF, os três foram indiciados sob suspeita de estelionato e uso de documentos falsos e conduzidos ao Centro de Detenção Provisória de Pirangi.

Isso ocorrerá se a Corte decidir que candidatos só podem ser barrados após esgotados todos os recursos à Justiça
Felipe Recondo e Mariângela Gallucci - O Estado de S.Paulo
Depois de anular o efeito da Ficha Limpa sobre as eleições do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) caminha para outro debate que pode adiar a entrada da lei em vigor por cerca de uma década. Os próximos julgamentos na Corte sobre a Ficha Limpa indicam que dificilmente a lei valerá integralmente para as eleições municipais de 2012.
O artigo 5.º da Constituição diz que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Diante de questionamentos sobre o alcance do artigo, o STF definiu que o cumprimento de uma punição só começa quando o réu esgota todas as possibilidades de recurso ao Judiciário.
Se os ministros entenderem que a inelegibilidade prevista na Ficha Limpa é uma pena - e não uma condição, como argumentam alguns -, a lei perderia uma de suas principais inovações.
Ministros do STF consultados pelo Estado lembram que um processo leva anos para ser concluído. A duração depende da complexidade do caso, do juiz, ou corte que o julga, mas, como diz um magistrado, "há processos que levam uma década".
Se o entendimento da maioria for na linha de que o artigo 5.º se aplica para as cláusulas de inelegibilidade, a Lei da Ficha Limpa só poderá ser aplicada depois que o processo envolvendo um político esgotar todas as instâncias do Judiciário.
Em fevereiro de 2009, o Supremo decidiu por 7 votos a 4 que condenados pela Justiça têm o direito de recorrer em liberdade e não podem ser punidos enquanto houver recurso pendente. O debate era para saber se o Brasil deveria adotar ou não o princípio da execução provisória, isto é, se uma pessoa deve começar a cumprir pena depois de a condenação ter sido confirmada em segunda instância (Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal).
Contradição. Apesar dessa certeza jurídica, o presidente do STF, Cezar Peluso, já defendeu uma mudança radical no andamento de processos: depois de condenado na segunda instância, o réu começaria a cumprir pena, independentemente de haver recursos à espera de julgamento em outras instâncias. Essa proposta já foi negociada com o Ministério da Justiça, o que pode levar à confecção de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC).
Em entrevista ao Estado, publicada em dezembro, Peluso afirmou: "O Brasil é o único país do mundo que tem, na verdade, quatro instâncias recursais". Apesar da proposta, no julgamento da Ficha Limpa o ministro foi numa direção oposta à alteração na Constituição e fez severas críticas ao trecho que torna inelegível quem for condenado em segunda instância, por exemplo. Peluso argumentou ser inconstitucional esse trecho justamente porque o candidato ainda poderia ser inocentado nas instâncias superiores.

Folha de São Paulo com Agências de Notícias
A Agência de Segurança Nuclear do Japão informou neste sábado que detectou uma concentração de iodo radioativo 1.250 vezes superior ao limite legal na água do mar na área próxima à usina nuclear de Fukushima.
Em entrevista coletiva, um porta-voz do organismo detalhou que os índices alarmantes foram detectados no início da manhã deste sábado em mostras de água do mar recolhidas muito perto da usina. O nível registrado ontem era 140 vezes superior ao limite.
O índice deste sábado representa que, se um adulto bebesse meio litro desta água, receberia uma radioatividade de 1 milisievert, detalhou o porta-voz.
Os operários dão prosseguimento neste sábado aos esforços para restabelecer o sistema de resfriamento dos reatores, danificado pelo devastador terremoto e o posterior tsunami que em 11 de março assolaram o nordeste do Japão.
Na sexta-feira foram detectados altos níveis de radioatividade em água acumulada em vários locais da central, o que fez com que dois operários fossem hospitalizados e impediu a continuação dos trabalhos para ativar as bombas de água.
Agora a empresa operadora da usina planeja como retirar a água contaminada das salas de turbinas de vários reatores.
Enquanto isso, continua a injetar água a partir de caminhões para evitar um superaquecimento: na sexta-feira começou a ser feito o lançamento de água doce sobre as unidades 1 e 3, em vez de água do mar, para evitar que o sal cristalizado bloqueie válvulas e encanamentos.
Neste sábado será feito o mesmo no reator 2, que hoje deve voltar a ter eletricidade, ao menos parcialmente, em sua sala de controle, algo que já acontece nos reatores 1 e 3. O reator 3 é considerado o mais perigoso, já que é o único que além de urânio contém plutônio.

Sérgio Roxo – O Globo
A ex-senadora Marina Silva, candidata derrotada do PV à Presidência em 2010, disse que o partido, dirigido há 12 anos pelo deputado federal José Luiz Penna (SP), precisa passar por um processo de democracia interna. O impulso para essa transformação viria dos 19,6 milhões de votos obtidos na eleição presidencial: - Precisamos desdobrar isso ou, depois desse movimento, a gente, que, era um partido, corre o risco de se transformar apenas em uma legenda - afirmou ela.
O partido, na definição de Marina, é protagonista do processo político e se coloca como "coluna de transformação" da sociedade. Já a legenda é coadjuvante na cena política, na avaliação da ex-senadora.
Desde o dia 17, o grupo partidário liderado pela ex-senadora, que inclui Fernando Gabeira e Alfredo Sirkis, deixou claro que há um racha no PV. Na ocasião, a executiva aprovou a proposta do deputado federal Zequinha Sarney (MA) que prorroga o mandato de Penna por até um ano. Inicialmente, foi levantada a hipótese até de fundação de um novo partido pelos insatisfeitos, o que é descartado por Marina.
- Não quero trabalhar com imaginação, estamos no início de um processo. Neste momento, queremos que o novo partido seja o próprio PV.
O grupo, denominado "Transição Democrática", reuniu-se quinta-feira em São Paulo e decidiu por um documento de proposta a ser apresentado à executiva. Entre as reivindicações, estão a convocação de eleição de um nova direção nacional até julho, a realização de seminários estaduais para atualizar o programa partidário, a organização de um campanha de filiação, a instituição de uma ouvidoria interna para acompanhar o processo de filiação e a fixação de mandatos de dois anos, sem reeleição, para presidente.
Se o grupo de Penna, que controla a executiva, não aceitar as propostas, Marina diz que ficará legitimada a necessidade do movimento que está sendo organizado por seus aliados. Ela acusou o PV de se fechar a novos filiados e citou o caso de sua filha, que tentou se filiar ao PV no Distrito Federal:
- Ela tentou se filiar (pela internet) pelo processo legítimo que estava lá, mas nunca recebeu nenhum tipo de resposta.

Entrevista 10 x140
Perfil de Wangle Alves – Natal/RN, 21 anos, Presidente Estadual da União da Juventude Socialista – UJS/RN, assessor do vereador George Câmara e estudante de Direito.
P- Como funciona a União da juventude Socialista no RN?
Wangle – Fundada em 84, a UJS organiza os jovens para defesa de temas fundamentais no país, como ambiente, educação, passe livre.
P- A UJS/RN está instalada em quantas cidades do RN e tem quantos membros?
Wangle - a UJS Potiguar está presente em mais de 20 cidades do RN e conta com certa de 500 filiados espalhados por todas as regiões do Estado.
P- Como você começou a sua atuação política?
Wangle – Comecei participando do Grêmio Estudantil da Esc. Est. Profº Acrisio Freire em 2003, no mesmo ano me filiei a UJS e não parei mais.
P- A atuação mais forte da UJS/RN é nas universidades ou nas escolas secundárias?
Wangle – Temos tradição em ambas as frentes, mas também na área de cultura, esporte, comunidades.
P- Que tipo de atividades a UJS/RN desenvolve?
Wangle – Participamos de Congressos de entidades estudantis, realizamos nosso Congresso a cada 2 anos e diversas atividades culturais e políticas.
P- Quais as grandes dificuldades que a UJS encontra para motivar os jovens à participação política?
Wangle – A juventude brasileira é grande protagonista da vida nacional, sempre foi. O desafio é organizar e canalizar tanta disposição.
P- Quais as principais bandeiras de luta da juventude socialista no RN?
Wangle – O principal desafio da juventude em 2011 é pressionar pela aprovação de 10% do PIB pra educação.
P- Que tipo de assessoria você presta ao vereador George Câmara?
Wangle – No mandado eu tenho algumas responsabilidades, uma delas e desenvolver atividades do mandato junto a juventude de nossa cidade.
P- O que é o Twitter para você?
Wangle – o Twitter é pra mim um instrumento de interação muito importante nos tempos de hj onde as noticias são instantâneas e de longo alcance.
P- Quando não está estudando, trabalhando ou militando na UJS/RN o que você mais gosta de fazer?
Wangle – São poucos esses momentos, mais gosto de ir a Praia (a noite), beber um bom vinho com os amigos e ir ao Frasqueirão ver o meu querido ABC.
*Se você quer conhecer um pouco mais o Wangle converse com ele no Twitter @wangle_ujs

25.3.11


Dois anos antes do golpe de 1964, quando a esquerda embarcava na onda da revolução, Wanderley Guilherme dos Santos alertava num livro lendário (Quem Dará o Golpe no Brasil, Civilização Brasileira, 1962) sobre a quartelada que estava em curso e que acabaria por sufocá-la.
Maria Cristina Fernandes, no Valor Econômico
Meio século depois, quando a análise política predominante situa o governo Luiz Inácio Lula da Silva como continuador da herança varguista e já trata de delinear os atritos deste legado com o governo Dilma Rousseff, lá vem Wanderley Guilherme novamente na mão contrária. Aos 75 anos, continua com um facho na mão.
Foi Lula, diz, quem, na verdade, encerrou a Era Vargas. Não fala a partir da Casa Rui Barbosa para cuja presidência ainda não foi oficializado. "A outra Era Vargas" é o tema da aula magna que profere hoje no início das atividades do Iesp, o instituto que, encampado pela Uerj, abriga os pesquisadores do antigo Iuperj fundado por Wanderley Guilherme no final dos anos 60.
Recorre ao seu conceito de cidadania regulada, que se tornou um dos mais influentes da ciência política nacional, ao advogar para Lula a condição de coveiro da Era Vargas. Cunhado no final da década de 70 (Cidadania e Justiça, Campus, 1979), o conceito define a cidadania não por um conjunto de valores políticos mas pela inserção formal no mercado de trabalho.
Com Vargas, passou a ser cidadão quem tinha uma profissão regulamentada e pertencia a um sindicato. A carteira de trabalho, na comparação de Wanderley Guilherme, passou a ser, de fato, a certidão de nascimento cívico e acabou controlando a expansão da cidadania no Brasil.

Agência Brasil
A violência doméstica e o uso de drogas são os principais motivos que levam crianças e adolescentes às ruas. De acordo com o censo da SDH (Secretaria de Direitos Humanos), cerca de 70% das crianças e adolescentes que dormem na rua foram violentados dentro de casa. Além disso, 30,4% são usuários de drogas ou álcool.
Os dados divulgados pela SDH apontam que 32,2% das crianças e adolescentes tiveram brigas verbais com pais e irmãos, 30,6% foram vítimas de violência física e 8,8% sofreram violência e abuso sexual. A busca da liberdade, a perda da moradia pela família, a busca de trabalho para o próprio sustento ou da família, os conflitos com a vizinhança e brigas de grupos rivais também levam os jovens à situação de rua.
Feita em parceria com o Idest (Instituto de Desenvolvimento Sustentável), a pesquisa ouviu 23,9 mil crianças e adolescentes em situação de rua em 75 cidades do país, abrangendo capitais e municípios com mais de 300 mil habitantes. A população de crianças e adolescentes em situação de rua é predominantemente do sexo masculino (71,8%), com idade entre 12 e 15 anos (45,13%).
A maior parte das crianças e dos adolescentes em situação de rua dorme em residências com suas famílias e trabalha na rua (58,3%), sendo que 23,2% dormem em locais de rua e apenas 2,9% dormem temporariamente em instituições de acolhimento.

A pesquisa do Instituto Consult, divulgada ontem no jornal da 96 FM, deu um recado claro para os políticos e os partidos.
O natgalense não aceita mais ser enganado. Não quer mais só discurso e marketing. A população quer resultado. Quer gestão. Nos últimos dois anos, a cidade ficou sem saber para onde ia. A administração da prefeita Micarla de Sousa (PV) não conseguiu imprimir um ritmo moderno e eficiente de gestão pública, capaz de encontrar soluções para os graves problemas que se acumulam na cidade. O governo fez inúmeras mudanças no secretariado e mostrou-se incapaz de atender as necessidades básicas da população.
É claro que os problemas de Natal não serão resolvidos da noite para o dia. Todo mundo sabe disso. Agora, todo mundo também sabe que a prefeitura precisa indicar soluções de curto, médio e longo prazos para os problemas da cidade. E isso a administração Micarla de Sousa não foi capaz de dizer até hoje, aos natalenses, que trabalha para cuidar de seus cidadãos e cidadãs. A sensação que se tem é que a cidade não tem comando.
Durante os últimos dois anos a prefeita Micarla - que entende e conhece de comunicação e de marketing -  usou e abusou de programas populares na sua televisão para defender o seu governo. E o resultado disso? Está ai nos números da pesquisa Consult. 61,5% de rejeição e 84,5% de desaprovação da administração. Isso mostra que não basta só usar as boas técnicas de comunicação e marketing para convencer as pessoas de que se é uma boa administradora. Mais do que isso é preciso mostrar resultados concretos, onde a população sinta na sua rua, no seu bairro, na sua casa, as ações da administração municipal.
O povo de Natal mandou o seu primeiro recado para os políticos e partidos. Há um ano e oito meses das eleições de 2012 avisa: não venham mais com conversa mole e blá, blá, blá, que nós não aceitamos. Natal clama por mudança e competência. Quem vestir esse figurino será o próximo prefeito da cidade.

Entrevista 10 x 140
Perfil de Gustavo Potiguar – Baia Formosa/RN, estudante, escritor, namorando, ex-líder da Onda Verde em Baia Formosa, adora música, aberto aos novos conhecimentos da vida.
P- A onde você estuda?
Gustavo Potiguar – Estudo Na Escola Municipal Manoel Germano dos Santos, em Baia Formosa-RN.
P- Você liderou a “Onda Verde de Baia Formosa”. O que é “Onda Verde”?
Gustavo Potiguar – Onda verde é um movimento, da qual eu participei e liderei por dois anos. Esse movimento leva as pessoas a respeitar o Meio Ambiente.
P- Que opções de cultura e lazer a cidade de Baia Formosa oferece aos jovens?
Gustavo Potiguar- Apresentações de peças teatrais, danças folclóricas, esportes como: Futebol de salão, basquete, vôlei de praia e entre outros esportes.
P- O que falta para os jovens participarem mais dos partidos políticos?
Gustavo Potiguar – Falta o desempenho das lideranças local e o conhecimento dos estatutos de cada partido, que muitos não sabem.
P- Qual sua avaliação sobre a atual administração de Baia Formosa?
Gustavo Potiguar – Com a nova gestão, houve uma grande “mudança”, se colocarmos o passado para o hoje, ai sim estamos vendo uma nova Baia Formosa sustentável.
P- Qual sua expectativa em relação ao governo Rosalba?
Gustavo Potiguar – A minha expectativa, é que haja diferença geral no estado. Que a saúde seja um tema mais refletido ao longo da gestão Rosalba.
P- Cite uma música POP, uma da MPB e uma Sertaneja que você gosta.
Gustavo Potiguar – Paparazzi de Lady Gaga, Eu Sei de Ana Carolina e Meteoro de Luan Santana.
P- Qual o livro que você escreveu? Está escrevendo outro?
Gustavo Potiguar – A Magia de Baia Formosa, que relata a cidade em poemas. E atualmente escrevo minhas Notas Biográficas: Passos de Gustavo Potiguar.
P- O que é o Twitter para você?
Gustavo Potiguar – É mais nada menos, uma ferramenta na internet que nos ajuda a falar, opinar e criticar...
P- O que você mais gosta de fazer nos fins de semana?
Gustavo Potiguar Gosto de Ir a praia com amigos, ver filmes com meus pais, ler revistas, curti um pouco com a namorada e ir a uma balada jovem.
*Se você quer conhecer um pouco mais o Gustavo Potiguar converse com ele no Twitter @gustavopotiguar

O PCdoB/RN promove hoje e amanhã na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, uma série de atividades para comemorar os 89 anos de vida. A abertura será às 19h de hoje, com a presença da deputa federal de Pernambuco, Luciana Santos.
O Partido vai debater os desafios que se apresentam para o fortalecimento da sigla, a preparação para as eleições no Rio Grande do Norte em 2012 e sua estruturação durante o processo de conferências que acontecerão neste ano.
“Este é um momento de preparação e formação do Partido para o processo eleitoral. Queremos que o PCdoB saia mais unido, preparado e forte para enfrentar os desafios”, disse Antenor Roberto, presidente estadual do PCdoB.
Crescimento do Partido no RN
Segundo o Secretário Estadual de Organização, Carlos Albérico, a construção do projeto eleitoral do PCdoB para 2012 deve ter como objetivo aumentar significativamente a representação de vereadores no estado e a eleição de prefeitos e vice-prefeitos. Para tanto, Albérico defende a “realização de uma ampla e ousada campanha de filiação de novas lideranças representativas da sociedade, bem como o crescimento da presença organizada do partido em novos municípios”.
Além disso, Carlos Albérico, ressalta a importância de seguir empenhando esforços nos movimentos sociais, em torno da unidade e luta dos trabalhadores, da juventude, das mulheres e todos os fóruns sociais, como fator de fortalecimento partidário.
Conferências Municipais
Durante o encontro também será discutido o planejamento das atividades a serem realizadas pelo Partido este ano, contemplando a realização de reuniões de núcleos de base, de plenárias, da intensificação dos cursos básicos de formação, e do empenho em buscar novas filiações ao Partido para o aperfeiçoamento da estruturação partidária e sua interiorização.
A expectativa é de que as Conferências constituam-se em espaço de renovação da cultura política e de superação de dogmatismos, debatendo as teses partidárias e promovendo novas filiações. “O PCdoB pretende centralizar a ação partidária em bases democráticas, comprometendo toda sua energia e personalidade para atuar de modo mais consciente nas eleições de 2012”, destaca o vice-presidente estadual da legenda, Canindé de França.

24.3.11


Folha de São Paulo – Reuters, emViena
Cientistas japoneses encontraram concentrações "mensuráveis" das substâncias radioativas iodo-131 e césio-137 em amostras de água do mar retiradas a 30 quilômetros da costa, disse nesta quinta-feira a agência de fiscalização nuclear da ONU.
"As concentrações de iodo estavam acima dos limites regulatórios japoneses, e os níveis de cérios estavam bem acima desses limites", disse a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).
Autoridades japonesas enviaram à agência dados de amostras coletadas em 22 e 23 de março, após terem detectado iodo e césio na água perto da danificada usina nuclear de Fukushima Daiichi, atingida pelo terremoto e o tsunami da semana passada.
"O Laboratório Marítimo da Aiea em Mônaco recebeu dados para revisão", disse a agência.
As autoridades detectaram nesta quinta-feira a presença de césio radioativo em um nível 1,8 vez mais alto do que o padrão em vegetais disponibilizados em Tóquio, segundo a agência de notícias Kyodo.
A contaminação por radiação já havia detectada em vários tipos de vegetais provenientes da área próxima à usina nuclear de Fukushima Daiichi, atingida pelo terremoto e tsunami de 11 de março. Mas esta foi a primeira vez que se detectou a contaminação em vegetais plantados na capital, 240 km ao sul da usina.
Autoridades do setor de transportes marítimos disseram nesta quinta-feira que alguns navios mercantes podem estar evitando o porto de Tóquio devido ao receio de radiação, e o Japão pode enfrentar problemas graves na cadeia de oferta de produtos na medida em que navios forem desviados.
Qualquer revés logístico pode implicar em grandes atrasos e congestionamentos no transporte marítimo nos terminais japoneses, incluindo o de Tóquio, dificultando os esforços de recuperação do país depois do terremoto de 11 de março.
É possível que alguns navios já estejam evitando Tóquio em função do medo da exposição de tripulantes à radiação vinda da usina nuclear de Fukushima, situada 240 quilômetros ao norte da capital.
"Ouvi de agentes locais que alguns navios não estão aportando em Tóquio devido ao medo da radiação. Não sei quantos", disse Tetsuya Hasegawa, gerente operacional da Agência Heisei de Transportes Marítimos, em Tóquio.
PORTOS
Tim Wickmann, executivo-chefe da MCC Transport, uma unidade do grupo dinamarquês petrolífero e de transportes marítimos A.P. Moller-Maersk, disse que algumas linhas mercantes alemãs decidiram não aportar em alguns portos, entre os quais o de Tóquio.
"A última coisa que o Japão precisa agora é que as pessoas o abandonem", disse ele à Reuters.
Os envios de produtos em navios de contêineres para o leste do Japão podem virtualmente parar se as firmas marítimas decidirem que Tóquio, o quarto maior porto do país, for perigoso demais.
"Acho que, nesse caso, as empresas da Ásia vão deixar de enviar cargas para o leste do Japão. Vão conservar suas cargas em vários portos -- Coreia, Taiwan ou outros portos próximos", disse Wickmann.
ÁGUA CONTAMINADA
Quase duas semanas após o desastre, a terceira maior economia mundial enfrenta a ameaça de vazamentos de radiação, e os 13 milhões de habitantes de Tóquio foram orientados a não dar água de torneira a bebês.
Funcionários da Associação de Armadores do Japão e outras firmas de transportes marítimos não puderam confirmar que navios estejam sendo desviados para longe de Tóquio.
A MCC Transport continua com as operações normais de suas quatro linhas de navios de carga para o Japão.
"Enquanto as autoridades considerarem que o porto é seguro, queremos continuar. Mas, se você tem uma tripulação que se recusa a trabalhar no navio, o que fazer?", disse Wickmann.
A maior parte da infraestrutura portuária do Japão escapou ilesa do terremoto, mas 15 portos ficaram gravemente danificados. O ministro dos Transportes disse na quarta-feira que 12 desses portos já podem ser usados em esforços de recuperação e uso geral.

Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo