De
acordo com IBOPE Inteligência, Brasil vai encerrar o ano com 470 centros
comerciais
Fonte:
Ibope
O
crescimento domiciliar e da renda real, aliado a baixa taxa de desemprego, vão
impulsionar o mercado de shopping centers no Brasil a registrar um aumento de
13,5% em 2012 em relação ao ano passado, segundo estimativas do Cadastro de
Shopping Center, base de dados do IBOPE Inteligência. A previsão é encerrar o
ano com 470 shoppings e aproximadamente 11 mil novas lojas. Para 2013, a
expectativa é terminar o ano com 499 unidades.
A
região Sudeste é a que abriga a maior quantidade desses empreendimentos. No ano
passado, foram 219 shoppings contra 207 em 2010. A região Sul aparece em
segundo, mas com um crescimento menor, saindo de 74 em 2010 para 77 em 2011. O
Nordeste terminou o ano com 59 shoppings, quando em 2010 foram 55; o
Centro-Oeste com 39 contra 38; o Norte com 15 contra 13.
A
maior parcela dos consumidores de shoppings é das classes A e B, que absorvem
acima de 50% do consumo na maior parte dos grupos pesquisados pelo Pyxis
Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. De
acordo com o diretor de geonegócios da empresa, Antônio Carlos Ruótolo, a
classe C será importante consumidora quando seu padrão for elevado para C1 e
B2, já que o foco do consumo será na qualidade de vida e não apenas em produtos
básicos. Atualmente, a classe C representa 38,7% do consumo desses grupos.
2011
- Os centros comerciais
brasileiros atingiram, no ano passado, o valor de 10.163.049 m² de Área Bruta
Comercial (ABC), que abrange tanto a área locável quanto as áreas vendidas.
Esse volume corresponde a 53 m² para cada 1.000 habitantes. A região Sudeste
representa 5.785.000 m² de ABC do país.
Sobre o Cadastro de Shopping
O
Cadastro de Shopping Center é uma base de dados de cálculos relacionados aos
shopping centers em operação ou em construção no Brasil. Além das informações
gerais dos shoppings e dados demográficos das áreas de influência, também
segmenta o potencial de consumo para varejistas de diversos ramos.
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