Gustavo Maia* (@GustavoMaia1)
A classe C, sozinha, seria capaz de decidir uma eleição. E
não é para menos, pois ela representa quase metade da população brasileira e,
no atual contexto socioeconômico, tem mais poder do que as classes A e B
juntas. Chamada de classe emergente pelo economista, a classe C é representada
por aqueles que têm renda domiciliar entre R$ 1,2 mil e R$ 4,8 mil. Ela é a
maioria na população, uma vez que representa o equivalente a 105 milhões de
pessoas. A classe média, como popularmente é mais conhecida, responde por 46,3%
do total do consumo no Brasil, contra os 45% dos consumidores AB de acordo com
dados da FGV.
As empresas já estão atentando para a predominância desses
consumidores C e, ainda, estão se adequando a essa realidade, porém, é um
processo lento. A classe C cresce mais rapidamente do que as pessoas jurídicas,
o governo e os políticos perceberam, e essa ficha está caindo só agora, é onde
está a maior parte do dinheiro do Brasil. Na época da crise em 2009, o segmento
C cresceu mais em termos proporcionais (2,5%) do que as demais classes,
chegando ao mesmo ano a 94,9 milhões de brasileiros, os quais correspondem a cerca
de 50% da população. Foi constatado que a nova classe C se preocupar com a
manutenção de sua renda no futuro. As estatísticas apontaram que as pessoas
desse segmento estão cientes de que o trabalho e o fruto dele dependem delas
mesmas.
O público da classe C costuma comprar produtos com maior
valor agregado, como eletrodomésticos, eletrônicos e artigos de informática. A
facilidade de pagamento é um chamariz para a classe média comprar. No segmento
de compras via internet, a classe C representou 46,5% do total de
e-consumidores, no primeiro semestre de 2011. Além disso, nesse mesmo período,
61% das pessoas que realizaram uma compra online pela primeira vez pertenciam à
classe C. Esses dados, de fato, demonstram que a classe C é emergente.
*Gustavo Maia - 25 anos, natalense, Contador, MBA em
Gestão de Pessoas, cursando MBA Gestão de Negócios, Consultor em Franchising.
Escreve às quartas-feiras.
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