O
aluno não aprende porque os pais não o acompanham? Para 88% dos professores do
nível fundamental da rede pública no país, sim. Quase 81% também acreditam que
um aluno não vai bem na escola porque não se esforça.
Alessandra
Duarte e Letícia Lins, O Globo
Os
dados fazem parte de um levantamento feito pelo Movimento Todos Pela Educação
em respostas dadas por professores da rede pública na Prova Brasil, do Inep.
E
levantam a questão: num sistema educacional público com má remuneração para o
magistério e escolas mal equipadas, que recebem estudantes em que a própria
família já tem, em geral, baixa escolaridade e frágil nível cultural, de quem é
a culpa pelo mau aluno?
No
Questionário do Professor da Prova Brasil de 2009, os professores receberam uma
lista de possíveis causas para problemas de aprendizagem dos estudantes, para
dizer com quais causas mais concordavam. Quase todos concordaram com as
respostas
"Falta
de assistência e acompanhamento da família nos deveres de casa e pesquisas do
aluno" e "Desinteresse e falta de esforço do aluno".
Respostas
que poderiam mostrar a responsabilidade do professor ou da escola — "Baixo
salário dos professores, que gera insatisfação e desestímulo para a atividade
docente" e "Escola oferece poucas oportunidades de desenvolvimento do
aluno" — tiveram 30,5% e 27,4%, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário