Por Gustavo Maia (@GustavoMaia1)
O endomarketing é uma abordagem que veio para desenvolver
melhor a ideia do Marketing Corporativo, onde se acredita que a lealdade dos
funcionários é a lealdade dos clientes. Quem já cursou alguma cadeira de
marketing escutou constantemente que devemos ter como objetivo a fidelização
dos clientes. E acho que poucos diálogos são tão recorrentes dentro desta
cadeira quanto este, porém, infelizmente, não ouvimos tanto falar em fidelizar
os funcionários. Mas, acredite, o funcionário é sua maior vitrine para expor o
valor de sua empresa ao mundo.
Como em toda nova linha de pesquisa, seu foco de estudo
vem sendo as grandes empresas, porém o endomarketing é perfeitamente aplicável
a uma empresa pequena, principalmente por conta da comunicação facilitada
nestas empresas, além da maior harmonia entre os colaboradores e o ruído quase
nulo na comunicação.
As pequenas empresas podem motivar seus funcionários a se
expressarem com mais facilidade e a ajudarem a criar um valor único para a
organização. Elas permitem que o funcionário realmente se sinta parte da
empresa, e quando isto acontece você possui todo um cenário favorável para o marketing
interno funcionar.
Porém, melhorar o nível de comprometimento, de educação e
as relações entre funcionários e clientes não é fácil, apesar de ser mais
simples nas pequenas empresas. Elas devem ter em mente que o exemplo vem de
cima, o gerente deve transmitir a todos os funcionários o espírito que ele
procura, sendo seu comportamento um referencial para os funcionários.
Tendo este compromisso, é importante agora conhecer seus
funcionários. Para isso, crie questionários e tente descobrir, entre outras
coisas:
-Quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio na visão
dos funcionários;
-O que eles acreditam ser o maior entrave para que dêem o
seu melhor;
-O que eles gostariam de fazer na empresa que é diferente
de sua função atual.
Também é importante para a empresa levar esta pesquisa aos
seus principais clientes e fornecedores.
Com estas informações em mãos, o próximo passo é traçar os
objetivos reais e desenvolver um roteiro para que se possa conquistar estes
objetivos com metas reais, sempre se lembrando de fazer ajustes das metas
durante o processo.
Agora é importante reconhecer os méritos dos funcionários,
não apenas quando alcançam um objetivo geral, mas também em pequenas ações. E
por fim, buscar um treinamento constante dos funcionários, afinal não adianta
nada encontrar um diamante bruto e não querer lapidá-lo. Prepare os seus
colaboradores.
E por fim, trabalhar a transparência de sua empresa junto
com seus funcionários e a comunicação interna. Sendo válida a utilização desde
boletins mensais mostrando resultados das equipes e a melhora da lucratividade
da empresa como também o trabalho de melhorar a marca da empresa com seus
funcionários com brindes que fortalecem sua marca, por exemplo.
Após implementar o endomarketing com sucesso, toda mudança
e processo de melhoria serão mais fáceis de implementar em sua empresa, porque você
possuirá funcionários fidelizados e comprometidos com sua empresa.
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