A mais recente edição da pesquisa TIC Educação,
divulgada nesta terça-feira, 19, pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil
(CGI.br), mostrou que o uso de tecnologias da informação e da comunicação (TIC)
nas salas de aula brasileiras é ainda incipiente. O estudo analisou 650
estabelecimentos educacionais em 2011, sendo 497 escolas públicas e 153
particulares.
Estadão.com.br
Apesar de o número de escolas públicas com computador
conectado à internet ter crescido de 92% para 100% entre 2010 e 2011, o número
de salas de aula com o equipamento permaneceu em 4%. O laboratório de
informática ainda é o local de uso mais frequente apontado pela maioria: 76%,
de acordo com os dados.
Ainda assim, a proporção de professores que usa TIC dentro
da sala de aula praticamente dobrou nos últimos dois anos, passando de 7% para
13%. O avanço deve-se, provavelmente, ao aumento do número de professores que
adquiriram notebook com recursos próprios: em 2010, eles eram 65%, em 2011,
76%. Segundo os dados, 50% dos docentes levam o seu próprio computador portátil
para a escola - em 2010, esse índice era de 41%.
Os resultados da pesquisa apontam que as atividades mais
comuns em sala de aula são aquelas em que os docentes menos usam recursos
tecnológicos. Aulas expositivas e a interpretação de textos, por exemplo, têm
baixos porcentuais de uso das TICs: 24% e 16%, respectivamente.
O maior índice de usabilidade de TIC nas escolas públicas
se dá exatamente no ensino do uso do computador e da Internet - 65% dos docente
recorre à ferramenta nestes casos.
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