Embora a televisão ainda seja o principal veículo para
informação de quem vai votar, os eleitores, os partidos políticos e os
candidatos descobriram a força da internet e das mídias sociais e pretendem
usá-las com intensidade nesta campanha.
Agência Brasil
Em cidades com mais de 200 mil eleitores, onde o acesso é
mais fácil, a internet será usada “cada vez mais” pelos políticos, disse
à Agência Brasil o diretor de Atendimento e Planejamento do Instituto
de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Iprespe), Maurício Garcia. Para
ele, isso será possível pelo crescimento do uso de telefones celulares de banda
larga e dos tablets, dispositivos portáteis de acesso a internet.
Garcia ressaltou, porém, que o eleitor não forma,
necessariamente, opinião a partir do acesso a páginas de partidos ou
candidatos. “Isso acontece quando as informações estão disponíveis em grandes
portais ou em ferramentas como o Twitter, quando um amigo que acompanha coloca
alguma informação que desperta a curiosidade da pessoa.”
Ele lembrou, no entanto, que, quanto menor a cidade e
maior a dificuldade de acesso ao conteúdo de internet, mais pesa na formação de
opinião do eleitor a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. De acordo
com Garcia, nessas localidades, existem outros fortes formadores de opinião,
como padres e pastores e líderes sindicais.
A busca crescente de informações na internet é constatada
também em sites oficiais. Em Minas Gerais, segundo maior colégio
eleitoral do país, com 15 milhões de eleitores espalhados por 853 municípios, a
busca por informações no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do
estado mais que dobrou da última eleição municipal, em 2008, para cá.
Levantamento feito pelo coordenador de comunicação do
TRE-MG, Rogério Tavares, mostra que, há quatro anos, 98 mil mineiros procuraram
se informar sobre o pleito na página do tribunal, entre 16 de junho e 17 de
julho. No mesmo período deste ano, este número pulou para 222 mil acessos
individuais.
“Denúncias de propaganda irregular e informações sobre o
partido político e as normas das eleições concentram o maior número de
acessos”, disse Tavares. Entretanto, é grande o número de eleitores,
especialmente da capital, Belo Horizonte, e de Uberlândia segunda maior cidade
mineira, que buscam os dados dos candidatos, declarações de bens, por
um link – porta de acesso a outra página – do Tribunal Superior
Eleitoral (TSE).
No TRE de Goiás, até agora, os conteúdos mais acessados
foram os de serviços como retirada de certidões negativas criminais, filiações
e inscrições do eleitor para ser mesário voluntário no dia do pleito. Segundo o
coordenador da seção de Intranet e Internet do Tribunal, Rafael Didma, este ano
“o pico” de entradas no siteocorreu entre janeiro e maio. Neste período, a
média padrão de 70 mil buscas pulou para 140 mil por causa do recadastramento
biométrico. Com 246 municípios, o estado concentra 4,2 milhões de eleitores.
No Acre, o uso da internet para fornecer dados sobre os
candidatos ainda é incipiente. A três meses e meio das eleições a coordenadora
da Corregedoria Regional Eleitoral Maria Arlete Freire de Souza, admitiu que
nosite oficial estão “disponibilizadas apenas informações gerais de
interesse do eleitor”.
Segundo Arlete, há dois canais disponíveis: a ouvidoria,
para que o eleitor reclame de algum serviço que tenha demorado, e o de
materiais informativos sobre a legislação eleitoral. Informações mais
abrangentes sobre as eleições serão disponibilizadas ao eleitor somente em 24
de setembro por uma linha telefônica 0800, disse ela.
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, com 31.229.
307 eleitores, muitos já têm o hábito de se atualizar em termos de campanha
eleitoral consultando a internet. A publicitária Aline Sales, por exemplo, diz
que se informa pela internet por falta de tempo para usar outros meios. “Quando
chego ao trabalho, aproveito para ler as notícias. Pela correria, às vezes, não
dá para assistir televisão, ouvir rádio, ler jornal, e a internet é o meio mais
acessível.” Para Aline, a internet é o melhor meio para o eleitor se informar
sobre os candidatos.
O projetista Theo Egami, porém, diz que procura saber mais
sobre os candidatos conversando com amigos e parentes, mas também busca opiniões
nas salas virtuais de bate-papo. “Acredito que é bom ver em fóruns, para ficar
mais informado, ouvir rádio, estar atento ao dia a dia. Quando tenho tempo,
costumo ir atrás de mais informações, mas depende muito do momento.”
O analista de cadastro Danilo Araujo afirma que confia
mais no que lê na internet do que vê na televisão. "Me informo pela
internet, fóruns de internet, discussão com amigos. Menos pela televisão,
porque na televisão é tudo mentira.” Segundo Danilo, é mais fácil manipular
informações pela televisão e pelo jornal impresso.
“Na internet, tem um leque muito maior, e a informação
chega muito mais fácil. Se algum político faz alguma coisa errada, na mesma
hora já tem cinco ou seis opções na internet para analisar e tirar uma conclusão",
disse ele.
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