O consumidor brasileiro gasta, em média, R$ 112 por mês
com produtos de beleza e higiene pessoal. O dado consta de um estudo divulgado
nesta segunda-feira (3) pela consultoria de varejo GS&MD – Gouvêa de Souza.
UOL, em São Paulo
A pesquisa foi feita com 400 consumidores, sendo que 70%
eram mulheres. Além disso, 32 comerciantes de farmácias, perfumarias e
supermercados, entre outros canais de venda, também participaram da pesquisa.
O estudo considerou quatro faixas de gastos mensais com
esse tipo de produto: até R$ 50 (gasto médio de 30% dos entrevistados); de R$
51 a R$ 100 (40%); de R$ 101 a R$ 150 (10%); e acima de R$ 150 (20% do total).
Segundo os dados da GS&MD – Gouvêa de Souza, o setor
faturou R$ 73,5 bilhões em 2011. Desse valor, 59,5% foram movimentado pela
classe média emergente, de acordo com a consultoria.
O Sudeste concentrou quase metade do faturamento: R$ 34,1
bilhões. Em seguida, aparecem as regiões Nordeste (R$ 16,1 bilhões), Sul (R$
11,1 bilhões), Centro-Oeste (R$ 6,4 bilhões) e Norte (R$ 5,9 bilhões).
Consumidor é fiel às marcas
O principal motivo que leva o consumidor a comprar esse
tipo de produto é "sentir-se bonito", resposta dada por 43,5% dos
entrevistados.
A pesquisa mostra que os consumidores se importam muito
com a marca desses produtos. Segundo os dados, 72% só compram produtos de
marcas conhecidas. Cerca de 77% dos consumidores, por exemplo, escolhem o
desodorante pela marca.
A maior parte dos consumidores (81,5% do total) é fiel às
suas marcas preferidas. A maioria usa os mesmos produtos há pelo menos dois
anos. Ainda segundo o estudo, 80% fazem as compras sempre na mesma loja.
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