Dados do Target Group Index apontam algumas das
diferenças entre os sexos na hora das compras
Fonte: Ibope
Homens e mulheres têm comportamentos diferentes quando o
assunto é consumo? Dados do Target Group Index, do IBOPE Media, demonstram que
sim.
A partir da análise dos hábitos da população residente nas
principais capitais e regiões metropolitanas do País, os indicadores apontam
variações nas prioridades e escolhas entre consumidores de sexos diferentes.
As diferenças começam pela sensação de prazer que as
compras proporcionam. Para a maioria das mulheres (55%), o ato de comprar,
independentemente do produto, resulta em prazer. Sensação compartilhada
por 43% dos homens.
As mulheres também demonstram ser mais curiosas que os
consumidores do sexo oposto. De acordo com os dados, 51% delas afirmam comprar
produtos de uma nova marca simplesmente parar conhecer e saber como são,
enquanto entre os homens essa postura é adotada por 43% do grupo.
Os homens também mostram ser consumidores mais fiéis que
as mulheres. Enquanto 54% delas dizem gostar de mudar de marca frequentemente
só para variar as compras, entre eles 46% aderem a esse comportamento.
Ainda segundo os estudos, as mulheres se preocupam mais em
economizar, já que 77% delas afirmam procurar por preços mais baixos na hora
das compras, enquanto 70% deles fazem o mesmo.
Sobre a pesquisa
O Target Group Index é um estudo single source sobre
comportamento e o consumo de produtos, serviços , mídia, além de estilo de vida
e características sociodemográficas. As entrevistas são realizadas nas regiões
metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo
Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo
e das regiões sul e sudeste. Os entrevistados da pesquisa citada nesta matéria
são pessoas de ambos os sexos, das classes AB, C e DE, com 18 anos ou mais, que
realizaram compras nos últimos 30 dias. O período de campo foi de fevereiro de
2011 ao mesmo mês em 2012.
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