Pesquisa
indica como o brasileiro usa a internet; jovens usam mais redes sociais e os
mais velhos, leem mais notícias
Agência
Estado
SÃO
PAULO – O brasileiro utiliza a internet basicamente para quatro atividades,
segundo mostra o estudo “Hábitos dos brasileiros que acessam a internet
para fins particulares”, realizado pela empresa de pesquisa de mercado
GfK.
A
troca de e-mails com familiares ou amigos foi citada por 44% dos entrevistados
como o principal uso da web e a leitura de notícias foi lembrada por 40%, número
próximo a citações para redes sociais (39%) e busca de informações gerais (também
39%).
Sobre
o tempo que dedicam para o uso particular da web, 40% dos consultados disseram
que utilizam a rede por 1 ou 2 horas por dia, 18% passa menos de uma hora na
web e 19% não usam a internet diariamente. A troca de e-mails como
principal finalidade da internet mostra, conforme o estudo, uma grande diferença
entre mulheres e homens. Essa atividade foi citada por 51% delas, contra 38%
deles.
Já
a respeito da leitura de notícias na web a disparidade aparece na idade dos
internautas — o costume é mais comum para os que têm a partir de 56 anos (59%)
do que para aqueles com idade entre 18 e 24 anos (31%). A situação é outra, porém,
no uso das mídias sociais, onde os mais jovens prevalecem. Na faixa etária que
vai dos 18 aos 24 anos as mídias sociais foram lembradas por 61% e, entre
aqueles com 25 a 34 anos, a porcentagem chegou a 47%.
A
pesquisa aponta ainda que, apesar do crescimento do comércio eletrônico nos últimos
anos, apenas 9% citaram essa atividade como um dos usos mais frequentes na
rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário