Agência
Brasil
Em
comemoração aos 30 anos do Dia Internacional de Luta pela Não Violência contra
Mulheres, a Rede de Desenvolvimento Humano e o Instituto Magna Mater lançam a
campanha Quem Ama, Abraça – Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, com
eventos ontem (23) e sexta-feira (25), no Espaço Cultural do Conselho Estadual
dos Direitos da Mulher (Cedim) e no Largo da Carioca, no centro do Rio.
A
campanha tem como principal objetivo chamar a atenção da população para os
dados alarmantes, extraídos do Mapa da Violência 2011, do Ministério da
Justiça, e da pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o
Serviço Social do Comércio (Sesc).
A
pesquisa constatou que 30% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de
violência doméstica; que a cada duas horas, uma mulher é assassinada no Brasil;
que seis em cada dez brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de
violência doméstica; e que a cada dois minutos, cinco mulheres são
violentamente agredidas no país.
“Tivemos
a preocupação de fazer uma campanha que dialogasse com a sociedade. O que
queremos muito é atrair a sociedade, as pessoas, homens e mulheres, para que a
gente possa fazer um mutirão. Criar uma grande onda de abraços pelo fim da
violência contra as mulheres. Infelizmente, os dados que temos até hoje são
assustadores”, ressaltou a coordenadora executiva da Rede de Desenvolvimento
Humano (Redeh), Schuma Schumaher.
Segundo
a coordenadora, existem leis que garantem proteção para a mulher que denuncia
seu agressor, e é importante denunciar os agressores. Para ela, o movimento
busca assegurar os direitos das mulheres e é preciso encontrar meios para que
os índices de violência sejam menores na sociedade.
Desde
o dia 16 de novembro, sete estatuetas de mulheres estão espalhadas em pontos de
grande movimento da cidade. A intervenção faz parte da ação Mulheres pela
Cidade, que se propõe, por meio de representação simbólica de estatuetas de
madeiras, a mostrar às autoridades e à opinião pública como as mulheres são
tratadas.
De
sexta-feira (25) ao dia 10 de dezembro, a campanha Quem Ama, Abraça estará na
TV, no metrô e nas ruas de importantes cidades brasileiras. A campanha conta
ainda com veiculação nacional de um videoclipe gravado por grandes nomes da
música brasileira, a ser lançado no portal www.quemamaabraca.org.br, além de intervenções urbanas .
Esta
é a primeira vez que o movimento se apresenta no Brasil. Além do Rio, foram
colocadas estatuetas nas cidades de Porto Alegre, Vitória, Natal e Belém.
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