Em vez de pensar em valor agregado, podemos pensar em
conhecimento agregado. O conhecimento é o efeito de abstrair ideia ou noção de
alguma coisa, tanto o conhecimento quanto a informação consiste em declarações
verdadeiras, mas o conhecimento se difere por ter um propósito ou uma utilidade
e isso é aplicado nas nossas vidas profissionais.
Conhecimento é tudo o que você assimila no exercício do
trabalho e tudo o que aprende com as leituras que faz toda vez que arranja um
tempinho. São quaisquer dados e informações relevantes que consiga acumular.
Você pode encontrar conhecimento em quase todos os lugares, através de
observação, da experiência e da troca de ideia com pessoas relevantes nas mais
diversas áreas. A experiência pode ser definida como conhecimento avançado
sobre determinado assunto e o meio mais fácil e eficaz de adquirir
conhecimento, que um dia se tornará numa experiência sem sombra de dúvida são
os livros.
Uma pessoa falando sobre um programa esportivo, programa
humorístico ou uma novela talvez consiga atrair uma breve audiência no
cafezinho, seja do trabalho ou num cafezinho refinado. Mas alguém que fala às
pessoas sobre tema relevante, que consiga ajudá-las a ligar essas ideias às
suas carreiras e que as incentiva a comprar o livro para melhorar seu
desempenho no trabalho é genuinamente valioso. É a mesma diferença em saber se
o Barcelona foi campeão do Mundo no domingo e que nova ideia gerencial pode
impulsionar sua carreira.
É por isso que você adiciona saber e transmite
conhecimento. Não é a mesma coisa que dizer como se perde peso ou dar uma dica
de exercício físico. Você está passando a uma pessoa um conhecimento que pode
ter um grande impacto na carreira dela. E isso faz com que você se sobressaia
na multidão e as pessoas o procurem.
Quando falei que o cardápio de hoje era conhecimento é
considerando a imensa quantidade de conhecimento disponível no cardápio, qual é
a sua escolha? Artigos de revistas são pratos leves, os lanches entre as
refeições. Não tem necessariamente a intenção de passar um pensamento acabado,
mas podem conter o cerne de uma ideia e algumas boas recomendações de livros
para se ler. A mídia jornalística equivale aos doces e sorvetes, agradáveis de
comer, mas não podem ser à base da alimentação. Lembre-se: com as notícias,
você fica sabendo; com os livros, você conhece. Ficar sabendo é uma medida
perecível. Conhecer é uma medida de ontem, de hoje e de amanhã. Ficar sabendo é
finito e conhecimento é infinito.
Os livros que são referidos não são qualquer um, mas
aqueles feitos para serem estudados, que trazem uma contribuição para a sua
carreira e vida. Não é pra ler um livro apenas pra dizer que leu, tem que ler
de um modo que quanto acabar as páginas esteja cheias de anotações e possa
usá-las pelo tempo que precisar. Os livros podem ser relacionados à Ceia de
Natal, especial. A única diferença é que os livros devem ser consumidos mais de
uma vez por ano.
Gostaria de desejar um Feliz Natal aos leitores do
Calangotango e agradecer a oportunidade de compartilhar algumas ideias com
todos vocês, o combustível são vocês que me desafia a ser melhor a cada semana
e superar as expectativas.
*Gustavo Maia - 25 anos, natalense, Contador, MBA em
Gestão de Pessoas, cursando MBA Gestão de Negócios, Consultor em Franchising.
Escreve às quartas-feiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário