Dados do Target Group Index
revelam o perfil do leitor de livros no País
As mulheres representam 60% dos
leitores de livros no País, quando considerados os últimos 30 dias.
Fonte: Ibope
Como bem escreveu o poeta Mário
Quintana ao descrever os benefícios da leitura, “o livro traz a vantagem de a
gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”. Compartilhando ou não
da afirmação do escritor, dados do Target Group Index, do IBOPE Media, apontam
que a parcela dos brasileiros que leram algum um livro nos últimos 30 dias é de
33%, sendo que 53% declaram ler com frequência e 47% dizem que só o fazem às
vezes.
E as mulheres são maioria no grupo de leitores do País (60%). Assim como a maior parte dos leitores pertencem às classes AB (54%). Os demais correspondem às classes C (40%) e DE (6%).
E as mulheres são maioria no grupo de leitores do País (60%). Assim como a maior parte dos leitores pertencem às classes AB (54%). Os demais correspondem às classes C (40%) e DE (6%).
Em relação às faixas etárias, as
pessoas de 25 a 34 anos são as que mais leem (22%), seguidas dos que têm entre
35 e 44 anos (18%). Já a porcentagem de leitores entre os jovens é um pouco
menor: 19% entre aqueles de 12 a 19 anos e 11% entre os que têm de 20 a 24
anos.
Quando consideradas as principais
capitais brasileiras, se destacam os índices de leitura das populações de Belo
Horizonte e Porto Alegre, ambas com 41%, e a de Brasília, com 37%.
Ao se focar a escolaridade, os
dados mostram, ainda, que 25% dos leitores do País têm o Superior completo,
mesmo percentual dos leitores que completaram o Ensino Médio. Em contrapartida
o índice de leitura fica em 0,3% entre os que não possuem estudos formais ou
oficiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário