Wellton
Máximo
- Agência Brasil
A
Receita Federal alertou hoje (26) que não envia cartas com pedido de
regularização de dados cadastrais. O órgão também ressaltou que não se comunica
com os contribuintes por meio de e-mail.
Segundo
a Receita, pessoas físicas e jurídicas têm recebido uma mensagem eletrônica
intitulada Intimação Eletrônica de Débitos. O Fisco lembra que essa intimação é
enviada apenas por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da
Receita <https://cav.receita.fazenda.gov.br/> (e-CAC).
No
caso das correspondências em papel, a Receita alerta para o recebimento de uma
carta denominada Intimação para Regularização de Dados Cadastrais. Com códigos
de barras em um dos lados, a correspondência se assemelha a avisos bancários e
pede que contribuinte entre num endereço na internet que não pertence ao Fisco.
De
acordo com a Receita, todos os anos surgem vários tipos de denúncias contra
falsários que se fazem passar por servidores do órgão para tentar extrair dados
fiscais e bancários dos contribuintes, além de informações privadas dos
cidadãos.
Em
relação aos e-mails em nome do Fisco, a Receita orienta que as mensagens sejam
imediatamente excluídas. O contribuinte deve tomar cuidado ainda para não abrir
arquivos anexados, que normalmente contêm vírus ou programas que capturam
informações confidenciais do usuário.
O
usuário deve evitar clicar em links que remetam para endereços da internet. Até
os que trazem o nome da Receita devem ser evitados porque caem em páginas de
hackers.
Sobre
a atualização cadastral, a Receita lembra que as alterações e consultas de
dados pessoais, assim como a regularização de pendências com o Fisco, só podem
ser resolvidas por meio do e-CAC. Para entrar na página, o contribuinte deve
informar o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda e
gerar um código de acesso. O e-CAC também pode ser usado por quem tem
certificado digital.
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