Ranking
é liderado pelo banco Itaú, seguido por Oi, Claro-Embratel,
Bradesco e Tim
O
Estado de São Paulo
A
exemplo de anos anteriores, bancos e operadoras de telecomunicações foram os
campeões nacionais de reclamações de consumidores nos Procons em 2011, segundo
boletim divulgado nesta sexta-feira, 13, pelo Departamento de Proteção e Defesa
do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.
Do
total de 1,6 milhão de atendimentos realizados pelos Procons no ano passado,
81.946 ocorrências diziam respeito ao grupo Itaú, seguido por Oi (80.894),
Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e Tim (27.102).
De
acordo com o documento, os problemas mais recorrentes enfrentados pelos
consumidores no Brasil são relacionados a cartões de crédito (9,21%), telefonia
móvel (7,99%), serviços bancários (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelhos
celulares (5,44%).
Além
disso, 35,46% das queixas dizem respeito a cobranças indevidas ou com
informações insuficientes, enquanto 19,99% tratam de ofertas não realizadas.
Outros 11,62% das reclamações estão relacionados a contratos não cumpridos e
11,19% são denúncias de má qualidade em produtos e serviços prestados.
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