Por
Gustavo Maia (@GustavoMaia1)
Sempre
que se tenta adicionar produtos de mais qualidade e preço maior no
"carrinho de compras" de um cliente, a barreira do "não"
parece uma montanha. Por que tantos vendedores continuam tentando e não
conseguindo? Porque usam a abordagem errada. Oferecem o produto até algum dia o
cliente perceber o que ganha e querer comprar. Às vezes acontece. Mas, em
geral, não haverá negócio só pelos "belos olhos" do vendedor ou pelas
maravilhas do produto.
Às
vezes, os vendedores esquecem que no mundo dos negócios a palavra de ordem é
lucro. Os profissionais bem-sucedidos têm usado algo mais sábio que a teimosia:
a venda consultiva. Como resultado do trabalho consultivo, eles fazem
recomendações direcionadas, para mostrar o que o cliente ganha e quanto lucra.
Na
venda consultiva, a sugestão da mudança proposta é encarada pelo cliente como
uma recomendação, e não como uma oferta de venda. É uma percepção interna do
cliente, motivada pela aura que a venda consultiva consegue ao demonstrar com
detalhes onde o cliente se beneficia.
Isso
acontece, em especial, quando o profissional de vendas consegue fazer uma
avaliação séria da situação, em conjunto com o cliente. Vender a ideia de fazer
uma análise séria da aplicação do novo produto ou serviço é o início da venda.
Muitas vezes, é o mais difícil de ser feito. No entanto, uma vez permitido,
fica sob responsabilidade do profissional localizar e medir quanto isso gera de
ganho.
-Menos
gastos com assistência pós-venda.
-Recuperação
da imagem de qualidade da empresa ou de um produto.
-Atingir
novos preços com a remodelagem de um produto.
-Atingir
outras classes econômicas com margens maiores.
-Diferencial
único para produto atual comum no mercado (commodity).
Estabelecido
o ganho, a comparação vai dizer se a mudança proposta é viável ou não. Na venda
consultiva, o vendedor sai do discurso e vai para a ação, suas propostas de
negócio são estudos bem montados com base em dados de mercado oferecidos por
sua empresa, complementados com informações levantadas junto ao cliente. As
regras abaixo são um guia para conseguir que o cliente perceba o profissional
de vendas como alguém que, em vez de aumentar preços e custos, adiciona valor:
-Municione-se
de informações de sua empresa sobre seu produto ou serviço.
-Busque
dados sobre seus clientes e o mercado em que atuam.
-Descubra
os processos de produzir ou de fazer negócios de seus clientes.
-Tenha
múltiplos contatos de clientes. Faça contatos com o decisor, com o influenciador
técnico e com o influenciador usuário.
-Faça
propostas escritas bem fundamentadas na forma de projeto.
Oriente
o cliente no preparo de seus vendedores. Vender o novo produto ou serviço de
maior valor exige preparo para tal.
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