A
Gestão do Atendimento é essencial para qualquer gestor que quer perenizar sua
empresa no mercado. Cada segmento terá suas próprias estatísticas, mas é senso
comum que quem conhece o mercado e atende melhor, vende mais e fideliza o
cliente.
Por Gustavo Maia - @GustavoMaia1
Também
é senso comum que quando o atendimento surpreende as expectativas, além de
fidelizar transforma o cliente em um recomendante. E um recomendante é um
defensor da sua marca um outdoor ambulante da Marca. Mas para ter
recomendantes, a empresa precisa ter um atendimento de excelência.
Existe
um livro muito bom chamado ‘A Empresa totalmente voltada para o Cliente’, para
que as empresas implementem em seus negócios a Gestão do Atendimento e retenham
mais clientes é necessário que os gestores atendam a 7 imperativos:
1 – Criem em seus negócios visão
de servir os clientes.
Nada
contribui tanto para transformar uma empresa que um atendimento ao cliente
eficaz, fazê-lo com a intenção sincera de servir é vital.
2 – Derrubem as barreiras e a
burocracia no atendimento aos Clientes.
Quanto
mais se vive o atendimento aos clientes, mais se constata que os sistemas que
implantados pelas empresas costumam, inadvertidamente, criar barreiras ao
atendimento dos Clientes.
3 – Ouçam e conheçam seus
Clientes.
As
empresas que mais vendem são as empresas que ouvem melhor e não as que falam
melhor. Quem ouve mais conhece mais os seus clientes.
4 – Mantenham contato constante
com seus Clientes.
De
nada adianta criar ferramentas, promoções, cadastros para conhecer o Cliente e
não usá-los constantemente e oportunamente.
5 – Façam o que Dizem.
O
exemplo é a melhor forma de fazer com que as equipes atendam bem e com
resultados melhores.
6 – Aprendam com os Vitoriosos.
Fazer
benchmarking, conhecer, viajar, aprender com aqueles que estão tendo sucesso é
uma experiência enriquecedora. A soberba é o primeiro passo para a empresa
começar a quebrar.
7 – Estejam sempre Medindo.
Tudo
pode ser muito bonito, mas se a empresa não tiver metas definidas não adianta.
E também não adianta ter metas definidas se não forem monitoradas diariamente.
É necessário que as pessoas se sintam cobradas e com responsabilidade sobre o
cumprimento das metas.
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