A marca de uma empresa não é o que o dono
acha que ela é ou que simplesmente expressam em sua missão, visão ou
propagandas. Como gosto muito de ditos populares, lembro que o papel aceita
qualquer coisa.
Por Gustavo Maia - @GustavoMaia1
Pra mim o que constrói a marca de uma
empresa é a soma das percepções das pessoas que fizeram negócios e ou
relacionaram com ele em algum momento. As empresas tem que ter como foco a
experiência do cliente. É das experiências vivenciadas que os clientes vão
lembrar e vão falar para os seus amigos. Quando nos surpreendemos nos dias
atuais é um marketing extremamente positivo se levarmos em consideração a
variável das redes sociais. É provável que não falem dos produtos somente, mas
de como usam eles, de como ajudam a resolver problemas ou a melhorar sua vida e
como gostam de fazer negócios com a empresa.
O que uma seguradora vende? Seguro.
Agora, o que é que os clientes compram da
seguradora? Seguro?
Não.
Compra tranquilidade, conforto,
segurança, é isso que eles compram.
Uma pessoa não compra um seguro, ela
compra o conforto de, se acontecer algo com o carro, por exemplo, ela não ter
que se preocupar.
Muitas vezes as empresas atraem clientes
com estratégias para vender seus produtos e não focam em porque os clientes
deveriam comprar, em como seus produtos irão tornar a vida das pessoas melhor.
É trocar de lugar e ver do ponto de vista dos clientes, ou melhor, das pessoas
por trás dos clientes.
A estratégia de atração de clientes é uma
premissa da empresa e não do cliente, portanto, se os clientes foram atraídos é
porque a empresa fez algo para que isso acontecesse. E se a empresa atraiu os
clientes certos, ou não, é culpa desta estratégia.
A satisfação de um cliente é a diferença
entre a expectativa criada e a experiência vivida. Se forem iguais, as empresas não fizeram mais
que a obrigação. Se o resultado dessa equação for positivo, sua empresa ganha
marketing boca a boca positivo e
gratuito. No entanto, se a expectativa criada pela empresa na hora de atrair os
clientes não for vivenciada no ponto de venda, seus clientes ficarão descrentes
da empresa e é provável que você gere marketing boca a boca negativo, e este
sai caro.
Sua empresa tem a certeza que está
entregando o que prometeu às pessoas que atraiu?
A empresa tem que ser verdadeira e
comunicar o que de fato os clientes vão encontrar no ponto de venda quando
forem tentar fazer negócios com ela. Se sua empresa estiver se comunicando de
forma equivocada, é provável que não esteja atraindo o público certo. Não
adianta atrair um monte de gente que não tem a ver com sua proposta real. Ao
vender por vender a empresa pode estar criando um exército a falar mal dela.
Todas estas informações estratégicas só
serão obtidas se a empresa conversar constantemente com seus clientes. Medir
sua satisfação, percepções e relacionamentos.
Afinal, sem medição, não saberão se as
estratégias estão funcionando, pois o que não é medido não é gerenciado.
Muito bom estes avisos.
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