Hoje
ao parar num determinado posto de gasolina em Natal, fui surpreendido por um
ótimo atendimento, claro, foi uma surpresa agradável que me fez pensar um pouco
sobre a excelência no atendimento e escrever.
Gustavo Maia (@GustavoMaia1)
Apesar
de muito falada no mercado, a excelência de atendimento aos clientes é um
indicador pouco utilizado para avaliar a gestão. Tenho certeza que você não irá
contrariar a ideia de que a satisfação do cliente é um dos principais fatores
de sucesso nos negócios. Por que, então, há tanta insatisfação de cliente nos
mais diversos setores empresariais?
O
atendimento é importante para os seus negócios?
Quantas
empresas contrataram um treinamento para os funcionários recentemente? Acredito
que pouquíssimas empresas.
Afinal,
atendimento é importante ou não? É apenas discurso? Se não colocar em prática,
se não investir, dificilmente eliminará essa lacuna deixada pelo atendimento. É
unanimidade as empresas falarem que atendimento é essencial e por que de fato
não investem? Nesse momento é interessante conceituar custo de investimento.
A
satisfação dos clientes deve ser analisada pelos gestores como indicador de
desempenho, junto com os indicadores financeiros. Uma espécie de abstrato para
o atendimento e concreto para o financeiro. Na prática não é isso que acontece,
é muito pequeno o número de empresas que tem ferramentas de acompanhamento de
satisfação dos clientes. Alguns tentam mensuram amadoramente através apenas das
redes sociais, claro, tentando eliminar gastos.
Relacionamentos
leais e duradouros com os clientes aumentam a longevidade dos negócios, o que
aumenta por consequência o valor das empresas. Para que as empresas atinjam
níveis de excelência no relacionamento com cliente é básico que implantem no
negócio, gestão do atendimento. Quando o segmento é serviço é mais importante
ainda.
E
como se implanta a Gestão do Atendimento?
Para
começar é necessário colocar na agenda do dono, CEO, Presidente o que quer que
seja ou que o seu ego determine que você seja.
O
corpo segue a cabeça!
Para
que toda organização viva isso, é essencial que venha de cima, que quem
realmente manda. Não pode ser tarefa exclusiva do gerente, tem que estar na
agenda do gestor de negócio. As pessoas aprendem por exemplos, assim como os
filhos aprendem e copiam atitudes dos pais.
Não
dá pra ser “faz o que eu digo e faz o que eu faço”
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