O
Ministério do Meio Ambiente lançou ontem (19), na Rodoviária de Brasília, a
segunda fase da campanha Saco é um Saco, que tem por objetivo conscientizar a
população para a redução do uso de sacolas plásticas.
Agência
Brasil
A
diretora do Departamento de Produção e Consumo Sustentável da Secretaria de
Políticas Ambientais do MMA, Laura Valente, distribuiu sacolas reutilizáveis.
Segundo ela, é preciso mostrar à população alternativas para que as sacolas
plásticas não sejam mais utilizadas. "A melhor coisa a se fazer é consumir
só aquilo que precisa. Use uma opção retornável em vez de uma que é danosa ao
meio ambiente", disse.
Ela
defendeu campanhas mais efetivas para que a população se conscientize de evitar
o uso de sacolas plásticas. "A conscientização é importante quando aliada
com campanhas efetivas no setor de mercados, para que não disponibilize mais
sacolas. A gente tem que reverter esse hábito de 50 anos".
A
estratégia de lançar a segunda fase da campanha no Natal é para chamar a
atenção das pessoas quanto ao uso das sacolas plásticas nas compras de fim de
ano. "A escolha da sacola plástica implica problemas para todos, como
poluição do solo e mares e a degradação da biodiversidade. Tudo isso é consequência
do padrão de consumo que temos e de como tratamos essa questão", disse
Laura Valente.
A
campanha agradou a estudante de administração Adriana Batista. "Gostei
muito da iniciativa das sacolas reutilizáveis. As pessoas precisam se
conscientizar sobre preservação do meio ambiente para as próximas
gerações". Já a contadora Elza Nascimento defende ações mais eficazes dos
órgãos que promovem a campanha. "O governo não faz campanhas suficientes.
Elas sempre são deixadas de lado depois de algum tempo. Deveria haver maior
cobrança e fiscalização. Mas essa campanha é um bom passo", defendeu.
Uma
sacola reutilizável de cinco metros, feita de banners reciclados, foi instalada
no dia 15 de dezembro na Rodoviária de Brasília, onde ficará exposta por duas
semanas. Foram distribuídos também panfletos informativos sobre ações
sustentáveis. Esta segunda fase faz parte da campanha Vamos Tirar o Planeta do
Sufoco, iniciada em São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de
Supermercados (Abras) e a Associação Paulista de Supermercados (Apas). Em São
Paulo, mais de 100 municípios aderiram à campanha.
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