O
título deste artigo não é uma opção a ser escolhida ou não, é uma premissa para
ser sustentável.
Por Gustavo Maia (@GustavoMaia1)
Vivemos
em um mundo em que as empresas criam expectativas cada vez maiores on-line, no
entanto, as experiências são e continuarão sendo off-line. E essas experiências
invariavelmente não superam as expectativas criadas. E experiência é o que sua
empresa entrega. Lembrando que não vale o que você acha que entrega e sim o que
seu cliente acha que recebeu. Não vale o que sua empresa fala e sim o que seu
cliente entende.
É
normal ouvir gestores dizerem que suas empresas tem foco no cliente, que o
cliente é o seu maior patrimônio. Como podem dizer isso e nunca ter perguntado
aos clientes se gostam de fazer negócios com ela? Sem sequer fazer uma pesquisa
e as que fazem, fazem apenas por um ano.
As
empresas no futuro não terão mais clientes e passarão a ter seguidores.
Fidelidade
dos clientes pode ser conseguida com programas que trocam compras por pontos,
mas lealdade dos clientes só se consegue com experiências fantásticas e únicas.
E isso só é possível com o engajamento dos funcionários.
Produtos
podem ser copiados, relacionamentos não. Equipes de atendimento é a cara da
empresa. Qual a cara da sua empresa?
As
pessoas só indicam as empresas em que confiam plenamente. Receber uma indicação
de um cliente é o ápice da satisfação. O que sua empresa tem entregado desperta
em seus clientes uma vontade incontrolável de indica-la a um amigo? Lembro que
não vale o que você acha e sim o que seu cliente acha.
O
pós-venda que todos os gestores dizem maravilhas, mas que pouquíssimos fazem,
deve ser feito sempre, todos os dias e não de tempo em tempo. Fazer pós-venda é
diferencial. Pense como cliente e diga quantos pós-venda você recebeu nos
últimos três anos?
As
empresas precisam entender que os resultados que devem ser buscados são os
sustentáveis. E para ser sustentável tem que obrigatoriamente levar em conta a
opinião do cliente. As empresas tem controle de qualidade para tudo, mas
normalmente não medem a qualidade de seus relacionamentos com os clientes.
O
que acontece é que os gestores muitas vezes inconscientemente, querem impor a
sua opinião e no fundo, no fundo não buscam saber da opinião de ninguém, nem
mesmo dos clientes.
Falta
coragem e disciplina aos gestores. Coragem para dar a cara à tapa, se expor e
perguntar aos clientes o que acham da empresa. Mas não basta ter apenas
coragem, é preciso ter disciplina para ouvir continuamente e implantar as
mudanças necessárias. E não se esquecer de que todos os dias compartilhar isso
com toda a equipe.
Até
pra errar tem que ser criativo, o cliente até perdoa os erros novos, mas os
mesmos sempre não.
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