22.12.10
MARIANA BARBOSA - Folha.com
O gasto com publicidade no Brasil cresceu 20,6% nos dez primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2009.
Juntos, os veículos de comunicação faturaram R$ 21,1 bilhões com publicidade até outubro de 2010, segundo dados do Projeto Inter-Meios.
A internet é a mídia de maior crescimento no país. Cresceu 28,85% no acumulado do ano até outubro, atingindo um faturamento de R$ 933 milhões. Com essa receita publicitária, que deve passar de R$ 1,1 bilhão até o final do ano, a internet se consolida como o quarto maior veículo, com 4,91% de participação.
Mas a internet, que neste ano nos Estados Unidos deve ultrapassar os jornais em verba publicitária, ainda está distante dos principais veículos no Brasil.
Televisão detém 62,64% do mercado, jornais, 12% e revistas, 8%. Dentre os três maiores, apenas a televisão cresce acima da média do mercado (25,72%, alcançando um faturamento de R$ 13,36 bilhões).
Jornais e revistas continuam crescendo, mas em ritmo menor, de 5,33% e 15,77% respectivamente. O faturamento de meio jornal com publicidade foi de R$ 2,66 bilhões nos primeiros dez meses do ano. Já as revistas faturaram R$ 1,54 bilhão no mesmo período.
A televisão por assinatura, que detém uma participação ligeiramente inferior à da internet (4,24%), também cresce de forma vigorosa nos últimos meses: 26% no acumulado do ano até outubro.
A mídia exterior (outdoors e mobiliário urbano) cresceu 17,57%, para R$ 615 milhões. A publicidade em cinema, que detém menos de 0,5% do mercado, cresceu 14,26%, alcançando R$ 72,6 milhões.
A única mídia que encolheu em 2010 foi a de guias e listas, com queda de 10%. Nos dez primeiros meses do ano, esse segmento atraiu R$ 272 milhões em publicidade.
PROJEÇÃO
A consultoria ZenithOptimedia, do grupo Publicis, estima que o mercado de publicidade brasileiro deverá crescer 31% entre 2010 a 2013. Com esse crescimento, o Brasil deve acrescentar US$ 4,41 bilhões ao total de gastos com publicidade no mundo nos próximos três anos.
Será, segundo a consultoria, a quarta maior contribuição de crescimento, atrás de EUA, China e Rússia. Esses países vão incrementar o mercado com uma verba adicional de US$ 13,3 bilhões, US$ 11,6 bilhões e US$ 4,43 bilhões, respectivamente.
De acordo com a consultoria, nos próximos três anos o mercado publicitário global deve crescer, anualmente, entre 4,6% e 5,2%. Apenas em 2012 o mercado deverá superar o nível de gastos com publicidade registrado em 2008.
A maior categoria de incremento no mundo é a internet, que cresce três vezes mais rápido do que o mercado como um todo.
Editoria de Arte/Folhapress
Internet lidera crescimento do gasto com publicidade
O gasto com publicidade no Brasil cresceu 20,6% nos dez primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2009.
Juntos, os veículos de comunicação faturaram R$ 21,1 bilhões com publicidade até outubro de 2010, segundo dados do Projeto Inter-Meios.
A internet é a mídia de maior crescimento no país. Cresceu 28,85% no acumulado do ano até outubro, atingindo um faturamento de R$ 933 milhões. Com essa receita publicitária, que deve passar de R$ 1,1 bilhão até o final do ano, a internet se consolida como o quarto maior veículo, com 4,91% de participação.
Mas a internet, que neste ano nos Estados Unidos deve ultrapassar os jornais em verba publicitária, ainda está distante dos principais veículos no Brasil.
Televisão detém 62,64% do mercado, jornais, 12% e revistas, 8%. Dentre os três maiores, apenas a televisão cresce acima da média do mercado (25,72%, alcançando um faturamento de R$ 13,36 bilhões).
Jornais e revistas continuam crescendo, mas em ritmo menor, de 5,33% e 15,77% respectivamente. O faturamento de meio jornal com publicidade foi de R$ 2,66 bilhões nos primeiros dez meses do ano. Já as revistas faturaram R$ 1,54 bilhão no mesmo período.
A televisão por assinatura, que detém uma participação ligeiramente inferior à da internet (4,24%), também cresce de forma vigorosa nos últimos meses: 26% no acumulado do ano até outubro.
A mídia exterior (outdoors e mobiliário urbano) cresceu 17,57%, para R$ 615 milhões. A publicidade em cinema, que detém menos de 0,5% do mercado, cresceu 14,26%, alcançando R$ 72,6 milhões.
A única mídia que encolheu em 2010 foi a de guias e listas, com queda de 10%. Nos dez primeiros meses do ano, esse segmento atraiu R$ 272 milhões em publicidade.
PROJEÇÃO
A consultoria ZenithOptimedia, do grupo Publicis, estima que o mercado de publicidade brasileiro deverá crescer 31% entre 2010 a 2013. Com esse crescimento, o Brasil deve acrescentar US$ 4,41 bilhões ao total de gastos com publicidade no mundo nos próximos três anos.
Será, segundo a consultoria, a quarta maior contribuição de crescimento, atrás de EUA, China e Rússia. Esses países vão incrementar o mercado com uma verba adicional de US$ 13,3 bilhões, US$ 11,6 bilhões e US$ 4,43 bilhões, respectivamente.
De acordo com a consultoria, nos próximos três anos o mercado publicitário global deve crescer, anualmente, entre 4,6% e 5,2%. Apenas em 2012 o mercado deverá superar o nível de gastos com publicidade registrado em 2008.
A maior categoria de incremento no mundo é a internet, que cresce três vezes mais rápido do que o mercado como um todo.
Estação Música Total
Últimas do Twitter
Arquivo
-
▼
2010
(69)
-
▼
dezembro
(69)
- Dois poemas de Zila Mamede
- Dois poemas de Marize Castro
- Não faltou dinheiro para pagar empresas de consult...
- Modelo de campanha antianorexia morre aos 28 anos
- Colaboradores do Calangotango e você em 140 caract...
- Cada macaco em seu galho
- Médico relata o caos no Walfredo Gurgel pelo Twitter
- Estradas, Copa do Mundo e águas no Rio Grande do N...
- Petrobrás RN vai paralisar 24 horas no dia 31
- O Dínamo de Kiev preferiu morrer a entregar o resu...
- Primeira revista gay em árabe é lançada clandestin...
- Política cultural - o abismo entre gestores e arti...
- Gabriel Garcia Márquez: Estas sinistras festas de ...
- Intensivão do Tom Zé
- O romance ré bemol de Chopin
- Vice-presidente José Alencar permanece acordado na...
- Conheça os seus direitos como passageiro de Cias. ...
- Nova droga contra o vírus HIV
- Classes C e D vão às compras na internet
- Se John Lennon fosse vivo
- Assange ao Estadão: "Os valores americanos estão s...
- Bispo recusa comenda do senado em protesto contra ...
- Sindicatos dos aeroviários e aeronautas suspendem ...
- Anvisa suspende venda na internet do emagrecedor C...
- Dois poemas de Sanderson Negreiros
- Internet lidera crescimento do gasto com publicidade
- Mahatma Gandhi Talks- First Indian Talking Movie
- Dois poemas de Carlos Gurgel
- Inclusão social através da música
- Especialistas indicam as áreas de trabalho mais pr...
- Uma vergonha a iluminação na Via Costeira
- Um poema de Cecília Meireles
- Brasil obtém primeira vitória contra EUA na OMC
- "Verdade é negada ao público", diz Assange
- Celulares, MP3 e tablets causam impacto no planeta
- Provável cura da AIDS com uso de células-tronco
- Faca quente na manteiga
- O custo dos partidos na democracia brasileira
- Justiça federal manda soltar Nenê Constantino, pai...
- Nelson Rodrigues na dramaturgia nacional
- As maiores descobertas científicas da década e do ...
- Cientistas estudam tratamento de fobias com mulher...
- Emendas parlamentares desviadas para a corrupção
- Brasil é o emergente com mais carga fiscal
- STF fecha ano sem definir ficha limpa
- Congressistas brasileiros ganham mais do que ameri...
- Evo Morales lança Lula para secretário-geral da ONU
- Assembleias correm para aprovar reajuste salarial
- Um "trenzinho" da alegria no senado
- As borboletas se foram e os urubus chegaram
- Ter orgulho e não ter vergonha de ser político
- O descaso com a cultura no RN
- Despesa com deputado vai a 1,6 milhão ao ano
- Natal fede
- Deputados estaduais e vereadores terão reajuste de...
- Dieta da moda nas redes sociais é propaganda enganosa
- A aurora boreal
- Senado aprova aumento em menos de 5 minutos
- Robinson, Gesane, Fábio e Felipe
- Luiz Gonzaga e Gonzaguinha - "A Vida do Viajante"
- Urbanização atinge 80% da população brasileira
- Uma sopinha de 2.400 anos
- Os primeiros passos de Felipe Maia rumo à prefeitu...
- Crack invade cidades brasileiras
- Oi, nasci!
- O poeta Torquato Neto nas escolas. Cogito - Trabal...
- Corrida contra a corrupção reúne 2 mil pessoas em ...
- 1950, o ano que não acabou no RN
- Oi, estou nascendo!
-
▼
dezembro
(69)
0 comentários: