CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

12.10.11


Milhares de usuários de redes sociais trocaram a foto do perfil por personagens de desenho animado. Essa troca de avatar culmina no Dia das Crianças, 12 de outubro. Essa mobilização mais diverte aos participantes do que atua diretamente na campanha. Os adeptos de twitter, orkut e facebook mostram de uma maneira bem humorada e nostálgica que estão atentos ao problema. De certa forma é uma resposta da sociedade.
Fonte: Agência da Boa Notícia
A mobilização suscitou polêmicas. Os defensores afirmam que o simples ato de trocar a imagem por um personagem que remete à infância destaca a campanha. Os que são contra, por sua vez, argumentam que além da ideia não repercutir com eficácia a campanha contra a violência infantil, também não discute as raízes do problema.
Os que trabalham em entidades que protegem o direito dessas crianças destacam a necessidade de denunciar os casos de maus tratos às crianças. Denuncie! Disque 100! Esse é o primeiro passo para atuar no combate a violência infantil no Brasil. A participação da sociedade é fundamental e indispensável. Assegurar o bem-estar de crianças e adolescentes é dever de cada cidadão, além, evidentemente, do Estado. Fato exposto, surge a semente da indagação: como ajudar mais? Cada pessoa tem uma linha de pensamento e ação.
Segundo Jorge Nahas, presidente da empresa de marketing O Melhor da Vida, responsável pela mobilização, o objetivo da campanha é mostrar que tem muita gente que se preocupa com a violência infantil. “Nossa ideia é, por meio das redes sociais, evidenciar que existe muita gente que se importa com as crianças e que querem dar a cara e mostrar que se preocupam com o país”, disse em entrevista ao portal G1.
Alguns adeptos ressaltam que a ação perdeu de vista o foco inicial. “Eu aderi. Só que não acho que seja o melhor formato para um protesto a violência infantil. É uma coisa legal, a proposta é boa, só que tomou uma proporção mais saudosista do que protesto, eu acho que o foco inicial se perdeu”, admite a jornalista Nara Gadelha que trocou seu avatar pelo desenho Snorks.
Outra adepta da campanha, Ticiane Prado, admite que a campanha pouco contribui para o combate a violência infantil. Ela acredita que é uma forma de todos recordarem da infância. “É bacana que as pessoas lembrem que um dia foram crianças. E essa nostalgia é boa também lembrar da fragilidade delas, do quanto são sonhadoras. Portanto, é preciso dar a atenção necessária, pois, afinal, elas serão o nosso futuro. A intenção (da mobilização) vai com certeza gerar alguma boa semente”, argumenta.
Mudar a foto do perfil não altera a condição de milhares de crianças que sofrem de abuso. A proposta é leve e bem intencionada. Vale destacar que, embora divertida, a mobilização não pode perder o foco que é denunciar.
O e-mail da Polícia Federal é crime.internet@dpf.gov.br e o site para denunciar páginas na internet é: http://denuncia.pf.gov.br. Uma das principais ferramentas é o disque denúncia nacional. Disque 100! Denuncie qualquer tipo de abuso por menor que possa parecer.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo