CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

6.2.13


A interiorização das franquias está seguindo o exemplo dos Shoppings Centers, estão migrando para o interior em busca de um novo mercado.

Gustavo Maia (@GustavoMaia1)

Os altos custos de terrenos nas grandes metrópoles, assim como a dificuldade de cumprir exigências legais para abrir um novo negócio , como a existência de estacionamentos próprios, associado à escassez de pontos comerciais e a saturação das lojas franqueadas nas capitais, têm acarretado o aumento de expansão das redes de franquias para as cidades do interior do país. Esse processo, já detectado por diversas redes, vem sendo utilizado cada vez mais com frequência, principalmente com o objetivo de evitar a banalização da marca e a concorrência interna entre os franqueados. Para ilustra podemos citar Mossoró como exemplo no RN e Campina Grande na PB.

Apesar de o mercado de franquias nas cidades do interior estar aquecidos, alguns cuidados devem ser tomados por parte da franqueadora tanto por parte dos futuros franqueados para que não haja frustração com o negócio desejado.


A realização de estudos prévios com o objetivo de analisar a viabilidade da entrada da franquia, bem como da aceitação do produto ou serviço, nas cidades de menor porte. Isso é importante, pois existem produtos/serviços que não se adaptam a determinadas regiões, seja em razão do clima, poder aquisitivo ou outros fatores.

A necessidade se for o caso de adaptação do negócio original, principalmente com redução de custos, para permitir a expansão pelo interior, um estudo sobre a logística de abastecimento da rede, evitando assim falta ou escassez de produto na loja franqueada. Se a rede não tiver canais de distribuição adequados, a expansão deve ser retardada até a eliminação do problema.

É de extrema importância a criação de uma equipe interna da franqueadora, capaz de fornecer a consultoria e os suportes demandados pelos franqueados, seja presencial ou remota, permitindo assim o funcionamento regular da loja franqueada. Já o operador da franquia deve ter as características exigidas pela franqueadora, bem como dedicar-se ao negócio e estar inserido na sociedade local. Apesar da força da marca da rede, qualquer deslize na operação pode trazer sérios prejuízos aos negócios. Vale ressaltar que isso também é importante para as franquias localizadas na capital. Porém, em razão de características próprias de cidades interioranas, onde o senso comunitário é bem maior que nos grandes centros, esse cuidado deve ser reforçado.

É importante entender o interior das franquias. Interior do negócio e o interior geográfico.

0 comentários:

Postar um comentário

Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo