6.2.13
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Postado por
Sávio Hackradt
A
interiorização das franquias está seguindo o exemplo dos Shoppings Centers, estão
migrando para o interior em busca de um novo mercado.
Gustavo Maia (@GustavoMaia1)
Os
altos custos de terrenos nas grandes metrópoles, assim como a dificuldade de
cumprir exigências legais para abrir um novo negócio , como a existência de
estacionamentos próprios, associado à escassez de pontos comerciais e a
saturação das lojas franqueadas nas capitais, têm acarretado o aumento de
expansão das redes de franquias para as cidades do interior do país. Esse
processo, já detectado por diversas redes, vem sendo utilizado cada vez mais
com frequência, principalmente com o objetivo de evitar a banalização da marca
e a concorrência interna entre os franqueados. Para ilustra podemos citar
Mossoró como exemplo no RN e Campina Grande na PB.
Apesar
de o mercado de franquias nas cidades do interior estar aquecidos, alguns
cuidados devem ser tomados por parte da franqueadora tanto por parte dos
futuros franqueados para que não haja frustração com o negócio desejado.
A
realização de estudos prévios com o objetivo de analisar a viabilidade da
entrada da franquia, bem como da aceitação do produto ou serviço, nas cidades
de menor porte. Isso é importante, pois existem produtos/serviços que não se
adaptam a determinadas regiões, seja em razão do clima, poder aquisitivo ou
outros fatores.
A
necessidade se for o caso de adaptação do negócio original, principalmente com
redução de custos, para permitir a expansão pelo interior, um estudo sobre a logística
de abastecimento da rede, evitando assim falta ou escassez de produto na loja
franqueada. Se a rede não tiver canais de distribuição adequados, a expansão
deve ser retardada até a eliminação do problema.
É
de extrema importância a criação de uma equipe interna da franqueadora, capaz
de fornecer a consultoria e os suportes demandados pelos franqueados, seja
presencial ou remota, permitindo assim o funcionamento regular da loja
franqueada. Já o operador da franquia deve ter as características exigidas pela
franqueadora, bem como dedicar-se ao negócio e estar inserido na sociedade
local. Apesar da força da marca da rede, qualquer deslize na operação pode
trazer sérios prejuízos aos negócios. Vale ressaltar que isso também é
importante para as franquias localizadas na capital. Porém, em razão de
características próprias de cidades interioranas, onde o senso comunitário é
bem maior que nos grandes centros, esse cuidado deve ser reforçado.
É
importante entender o interior das franquias. Interior do negócio e o interior
geográfico.
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