CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

30.1.11

A governadora Rosalba Ciarlini e o vice-governador Robinson Faria apresentaram, sexta-feira passada, a nova marca e o slogan do governo do Rio Grande do Norte.

A assessoria de comunicação do governo distribuiu release com fotos dizendo que a marca e o slogan traduzem os valores (austeridade, seriedade) cujo principio maior é a impessoalidade que deve orientar a publicidade governamental.

Balela! Conversa! Nem a marca nem o slogan são impessoais. Traduzem sim, uma estratégia de marketing com a estilização do R (de Rio Grande do Norte, de Rosalba e até de Robinson) e um slogan voltado para o passado, (reconstruir) - com o olho no retrovisor - e uma promessa vaga para o futuro (avançar).

Quantas vezes o Rio Grande do Norte vai ser reconstruído? O vice-governador é a mesma pessoa que apoiou o governo passado durante sete anos. Vai avançar para onde? Qual o rumo? Rosalba quer “fazer acontecer”? É preciso dizer como faz acontecer. Até agora não disse. Não apresentou um Plano de Governo.

Por enquanto, eficiente mesmo, nesse governo, é a agência Art&C que fez acontecer, criando a marca e o slogan.

Quem criou a marca e o slogan – a agência Art&C - entende do riscado. Sabe porque utilizou uma tipologia simples para atingir a grande maioria de nosso povo, alfabetizado e semi-alfabetizado.

Cada governo novo que entra cria uma marca e slogan a seu bel prazer. Tem que acabar com isso. Os governantes passam e o Rio Grande do Norte continua. Governo austero e impessoal é simples: sua marca e o slogan estão em alguns dos símbolos do estado – bandeira, brasão.

O governo podia ter economizado tempo e dinheiro com essa marquetagem.

3 comentários:

  • Acho que o governo deveria se preocupar mais atender as necessidades do nosso estado (e que não são poucas) do que gastar o dinheiro público promovendo determinada gestão. Em Natal, nossa prefeita criou logomarca, readesivou carros, pintou prédios... tudo em verde! É tudo bastante óbvio. Deveria ser proibida esta prática e tornado obrigatório que os governos fossem representados pelos simbolos oficiais do município, estado, país.
    Gestões vão e vem, mas o RN permanece.

  • O fato e' que a governadora Rosalba Ciarlini ganhou as eleicoes, nas urnas e em primeiro turno. Com o apoio expressivo e declarado do hoje Ministro da Previdencia, Garibaldi Alves.
    De sobra, reelegeu o senador Jose' Agripino, apos este ter passado os dois ultimos mandatos esculhambando o Presidente Lula.
    O senador Jose Agripino apoiou e elegeu a prefeita Micarla, apoiou e elegeu a governadora Rosalba, e de quebra, reelegeu o filho e tambem se reelegeu. Tudo isto, em embates diretos com o entao Presidente Lula.
    Derrotas fragorosas. Creio ser mais util a uniao das esquerdas, desde ja', para se tentar a criacao de grupos de discussao e de resistencia a esta evidente ofensiva da direita potiguar, os conservadores e os mais reacionarios.
    Sei que e' proposta quase impossivel de se concretizar, dadas as estrelas que brilham desde sempre aqui em Natal.

  • CARO AMIGO SÁVIO, REALMENTE A NOVA MARCA DO GOVERNO NÃO PASSA DE UMA ESTRIPULIA POLÍTICA......ACHO INCLUSIVE QUE O RN MERECIA UMA IMAGEM QUE VALORIZASSE MAIS O NOSSO ESTADO TÃO RICO EM RECURSOS E IMAGENS QUE NOS FAZ UM ESTADO CONHECIDO POR SUA RIQUEZA E FORÇA TURISTICA.....MAS FAZER O QUE QUANDO UMA MULHER QUE DEVERIA TER UM POUCO MAIS DE SENSIBILIDADE SE DEIXA LEVAR POR DISCURSOS VAZIOS DE MARQUETEIROS QUE OLHAM MUITO MAIS PARA AS CONTAS DO QUE PARA OS INTERESSES E IMAGEM DE NOSSO ESTADO......PARABÉNS PELA EXCELENTE E APROPRIADA POSIÇÃO....UM ABRAÇO DO AMIGO FERNANDO MOURA

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo