4.11.11
Postado por
Sávio Hackradt
Agência
Brasil
Escolas
precisam experimentar o uso das mídias sociais para aproximar o conteúdo
pedagógico da realidade dos alunos, apontaram especialistas em educação que participaram
ontem (3) de seminário sobre o tema, no Rio. Segundo eles, o ideal é testar
várias tecnologias e ver qual se adapta às regras da escola e os recursos
disponíveis aos alunos, aos professores e aos pais.
Ao
apresentar casos bem sucedidos e problemas gerados pelo mau uso de redes
sociais, o autor do livro Socialnomics: Como as Mídias Sociais Transformam o
Jeito que Vivemos e Fazemos Negócios (na tradução livre), o norte-americano
Erik Qualmn, disse que é preciso ousar na educação e não restringir as aulas ao
método tradicional que se resume a palestras, sem interatividade.
"Precisamos
prestar atenção nos alunos, ver com qual ferramenta ou equipamento eles estão
mais familiarizados e dar o primeiro passo", disse Qualmn no seminário
Conecta, organizado pelo Sesi/Senai. Ele sugeriu, por exemplo, que escolas
passem deveres de casa que possam ser apresentados pelo Youtube e substituam
livros pelos ipads – aparelhos que reúnem computador, video game, tocador de
música e vídeo e leitor de livro digital.
"Em
muitos lugares, existe o debate sobre o uso, pelas crianças, de telefones
celulares", disse sobre a disseminação dos smartphones – celulares
conectados à internet. "As escolas precisam checar ao que é melhor para
si. Na [Universidade de] Harvard, o ipad é permitido em algumas aulas. Outras
aulas são dadas da mesma forma há cem anos", acrescentou Qualmn, que
também é professor de MBS da Hult International Bussiness, nos Estados Unidos .
Em
uma escola pública do município de Hortolândia (SP), Edson Nascimento,
professor de educação física, deu o primeiro passo na adoção de novas
tecnologias como instrumento pedagógico. Ele criou um blog para divulgar o
conteúdo das aulas e conquistou alunos até de outras escolas. Nascimento diz
que o principal desafio para difundir a tecnologia na escola é convencer os
demais professores a aceitá-la como um recurso educativo.
"Isso
não é uma coisa tranquila, não temos adesão de 100% dos professores. Pessoas
entendem que se migrarem para a tecnologia não vão mais saber dar aula. Apegam-se
ao giz e à lousa como se isso lhes desse controle da turma. Mas os alunos
acabam prestando atenção em outras mil coisas", disse Nascimento, que dá
aulas para uma escola de 500 alunos de ensino médio e fundamental.
O
professor americano Qualmn acrescentou que o próprio uso da internet pode
estimular debates sobre a veracidade de conteúdos disponíveis na rede, além de
incentivar a produção de conhecimento de forma colaborativa, como o que está
disponível no Wikipedia, uma espécie de enciclopédia online aberta, que aceita
contribuições de qualquer usuário.
Pedagoga
de uma escola particular do Rio, que criou sua própria rede social, Patrícia
Lins e Silva relatou que a ferramenta ofereceu "ganchos" para que a
escola discutisse tópicos como o uso de "palavrões" e a
superexposição de ídolos de adolescentes na rede.
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