CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

15.11.11


Gustavo Maia*
O emprego é um animal em extinção. Some-se à Globalização, a abertura indiscriminada de cursos de nível superior, a popularização e o barateamento da tecnologia, mais os programas de downsizing, rightsizing e outras formas de enxugamento das empresas e, ainda, o crescente outsourcing de mão de obra para organizações sediadas em países onde ela é de qualidade e custa menos, e o resultado não poderia ser outro: cada vez haverá menos empregos formais, fixos, com registro de carteira, tal como os atuais do Brasil. Esta é a má notícia.
A boa é que sempre haverá trabalho para quem tiver a dose certa de CHA. Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. E souber se diferenciar. Porém, muita gente terá que “criar o próprio emprego”. Como? Empreendendo, é claro.
•Autônomo ou freelance;
•Integrando-se a algum time de projeto, em caráter temporário ou definitivo;
•Tornado-se consultor;
•Tornando-se um palestrante, instrutor ou professor;
•Adquirindo parte ou totalidade de um negócio que já existe;
•Criando um negócio independente do zero;
•Investindo numa franquia.
Portanto, se você ainda não é um franqueado, nem tem um parente próximo que seja, há uma grande chance de que isso mude nos próximos anos. Você parou pra perceber quantas pessoas que você conhece está investindo em franquia? Poucos? Então imagine quantas pessoas pensariam nessa possibilidade nos últimos 10 anos. Afinal, adquirir uma franquia não é uma alternativa 100% segura, até porque, em todo negócio existem riscos, e este não é uma exceção, mas é uma das mais seguras para quem quer iniciar um negócio próprio num ramo em que não tenha grande experiência.

*Gustavo Maia - 25 anos, natalense, Contador, MBA em Gestão de Pessoas, cursando MBA Gestão de Negócios, Consultor em Franchising. Escreve às quartas-feiras.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo