CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

28.12.10

Arquitetura e Urbanismo
Por Rochelle Bezerra

Vejam vocês, eu também não sabia o que era urbanismo quando decidi entrar novamente na universidade. Queria arquitetura! Mas, em algum momento do curso, um mundo vocacional abriu-se para mim com a primeira aula da professora Eudja Mafaldo.

As primeiras imagens do urbanismo para mim foram: as plantas da cidade de Paris antes e depois do Plano Haussmann e uma aerofotografia.

Paris em 1853 – Antes do Plano Haussmann

Paris e as bem traçadas linhas do Plano Haussmann

Outra imagem que me marcou muito foi a do Plano Cerdà de Barcelona. Ver a imagem de Barcelona foi um choque! A partir de então, virei uma apaixonada pelo tema.

Plano Cerdà

Plano Cerdà e o encontro com o tecido medieval de Barcelona

URBANISMO é uma ciência humana, multidisciplinar, complexa, que estuda as cidades. Dialoga com arquitetura, arquitetura da paisagem, desenho urbano, política, dentre muitos outros ramos do conhecimento.

Você deve estar se perguntando: e eu com isso?

Você com isso? Você tem tudo a ver com isso! Acredite em mim!

Vejam, vivemos reclamando do trânsito, das ruas que alagam em dias de chuva, da falta de iluminação, da falta de saneamento em esgotos a céu aberto, do alto custo dos imóveis, e por aí vão inúmeros momentos em que o urbanista é o profissional gabaritado a responder essas e outras perguntas. Cabe ao urbanista o planejamento urbano, que é de forma simplificada, o estudo, regulação, controle e planejamento da cidade.

As cidades são palimpsestos! Explico: palavra grega, surgida no século V a.C., depois da adoção do pergaminho para uso da escrita. Estes pergaminhos eram apagados para reaproveitamento de outro texto. Assim são as cidades. Uma colagem de usos sob formas superpostas em camadas de história.

O tempo é fator importante para a formação da urbe. Por isso deixo aqui uma crítica quanto ao descontinuísmo de nossos governos. Como fazer planejamento urbano sem uma continuidade? Pode haver alternância no pode e simultaneamente continuidade administrativa. Mas não é isso que acontece. A meu ver, as cidades acompanham o movimento quebradiço das políticas de quatro em quatro anos. Essa historinha besta deve ser repudiada pela sociedade. Então? Um bom primeiro passo para os citadinos: o entendimento do que é o profissional urbanista.

Então, vejam vocês como está certo... “Cada macaco em seu galho”...

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo