CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

23.12.10

Da Folha.com

Os sindicatos nacionais dos aeroviários (funcionários que trabalham em terra) e dos aeronautas (pilotos e comissários) anunciaram no início da manhã desta quinta-feira (23) a suspensão temporária da greve prevista para ocorrer nos aeroportos do país.

Após assembleia realizada no início desta manhã na sede do Sindicato Nacional dos Aeronautas, em São Paulo, os trabalhadores do setor decidiram suspender a greve até o início de janeiro enquanto tentam derrubar as três liminares judiciais emitidas entre o final da noite de ontem e madrugada de hoje. O valor das multas chega a R$ 800 mil por dia.

Em uma das liminares, o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro Milton de Moura França, determina que sejam mantidos em atividade 80% dos funcionários das companhias aéreas entre esta quinta-feira (23) e o dia 2 de janeiro.

Na decisão, o ministro ressaltou que o direito de greve é garantido pela Constituição, mas que também "decorre de preceito constitucional que todos os cidadãos têm o direito de livre locomoção em todo o território nacional, por todos os meios de transportes disponíveis".

Neste momento, os funcionários do setor aéreo fazem uma passeata pelo saguão do aeroporto de Guarulhos.

GREVE

Com dissídio (negociação de reajuste salarial) marcado para dezembro, os sindicatos de aeroviários e aeronautas prometiam entrar em greve a partir desta quinta-feira.

As empresas ofereceram inicialmente um reajuste de 6,08% que representa apenas a inflação do período de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Após reunião realizada na última terça-feira com o Ministério Público do Trabalho em Brasília, as empresas revisaram a proposta para 6,5%, mas não houve acordo.

O patamar ainda é bastante abaixo do percentual que os funcionários reivindicam, de 13% a 30%, dependendo da faixa salarial.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo