CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

5.11.11

Casa é montada em poucas horas com ajuda de técnicos em construção (reprodução Internet)
Fonte: O Globo
Um grupo de estudantes da Aalto University Wood Program, da Finlândia, montou um projeto de casa pré-fabricada que pode ser montada em apenas seis horas com ajuda de alguns técnicos em construção. O motivo para tanta rapidez? Segundo um estudo daUniversidade das Nações Unidas (UNU), o mundo tem 50 milhões de pessoas obrigadas a deixar seus lares, temporária ou definitivamente, por problemas relacionados ao meio ambiente. Estimativas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) mostram que hoje já há mais pessoas desabrigadas por desastres ambientais do que por guerras.
O projeto foi desenvolvido para abrigar uma família de cinco pessoas por até cinco anos, tempo de duração estimado para a fase de reconstrução pós-desastre. A área total da unidade residencial é de 18 metros quadrados, construída segundo o padrão adotado, de 3,5 metros quadrados por habitante, nas moradias para refugiados.
O imóvel contém dois dormitórios, uma cozinha integrada à sala de estar e de trabalho. Além disso, há um espaço externo de sete metros quadrados, que pode servir como área de lazer durante o período de ocupação dos moradores.
Com os desastres que costumam acontecer no Rio, devido às fortes tempestades e habitações construídas em áreas de risco, um projeto como este poderia ser uma boa solução para o desabrigo.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo