CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

2.11.11

Gustavo Maia*
Se prestarmos atenção, o mundo dos negócios está lançando a cada estação uma nova tendência de negócio, assim como nas passarelas. As grandes empresas podem ser contextualizadas com as grandes grifes. Na hora de extrair o lucro do seu negócio é tudo muito bom, mas estamos falando de moda, algo passageiro e com isso a empresa tem um princípio a ser seguido que é o princípio da continuidade, independente da moda vigente.
Aproximam-se as festas de final de ano, provavelmente serei lembrado por alguém e receberei algum cartão natalino (é o que espero), só que esse cartão talvez seja entregue via internet, redes sociais e não mais fisicamente. Isso diminuirá seus custos, não terá mais que comprar selo e ter que se deslocar até as agências dos correios. Percebeu alguma mudança nisso? Então, como as MPE’s sobreviverão ao modismo? Quais as oportunidades de negócio o mercado ainda oferece aos setores que já tiveram seu auge como a videolocadora, petshop e lojas de CD’s?
Primeiramente essas empresas necessitam enxergar que precisam mudar após o seu auge para sobreviver. Perceba que o “x” da questão está no novo modelo de economia, que é a economia de serviços, ou seja, estamos migrando de venda de produtos físicos para serviços. Você já recebeu sua conta da TV por assinatura pelo telefone? Eu já! Existe ainda a possibilidade de pagar pelo mesmo dispositivo. Já deixou de ir ao laboratório pegar seu exame e com apenas alguns cliques já tem o resultado? Tudo isso é derivado do crescimento avassalador dos serviços e também da inovação, do conhecimento de mercado, capacidade de adaptação e diversificação da empresa. Lembra o caso da videolocadora? As empresas hoje disponibilizam filmes via internet e não terá mais que alugar, ou fazer download, sem haver gastos financeiros e de tempo. E mais, atende seu desejo. Você ainda escuta música em CD? Provavelmente sim, mas compra CD? As músicas são armazenadas em pequenos dispositivos, contento os mais variados gêneros e artistas numa capacidade imensa, isso fez com que esse segmento acaba-se. O exemplo mais conhecido de mudança, ou melhor, de inclusão de serviço é no ramo culinário, os restaurantes, lanchonetes, pizzarias deixaram apenas de vender a comida e disponibilizam o serviço de entrega.
Para alcançar uma rentabilidade maior, a adesão da economia de serviço é primordial. Quando oferecemos serviço, geralmente nos propomos a solucionar algum problema ou sanar alguma necessidade e com esses problemas resolvidos o cliente no mínimo ficará satisfeito, ou seja, a inclusão de serviços é essencial nos seu negócio. Outra estratégia importante é identificar as formas de precificação dos seus serviços, baseado na necessidade ou no desejo do cliente. Por último, parar de pensar e agir no marketing de transição e fazer uso do marketing de relacionamento, com a intenção de transformar seu cliente em seu seguidor.

*Gustavo Maia - 25 anos, natalense, Contador, MBA em Gestão de Pessoas, cursando MBA Gestão de Negócios, Consultor em Franchising. Escreve às quartas-feiras.

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