CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

9.11.11

Gustavo Maia*
Para falar do ambiente das MPE’s é necessário saber o que ambiente é tudo que envolve a empresa e é tudo o que está além das fronteiras ou limites da organização. O ambiente é caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas governamentais e outros fatores que ameaçam o seu futuro das MPE’s principalmente pela pouca disponibilidade de recursos.
O macroambiente é o meio mais amplo que envolve toda a sociedade, empresas, comunidades e outros. Todas as MPE’s operam em um macroambiente que é definido pelos elementos mais gerais no ambiente externo que pode potencialmente influenciar decisões estratégicas.
Ambiente Cultural representa parte dos elementos relacionados com os valores culturais que prevalecem na sociedade. Quem imaginaria que a Coca-Cola confeccionaria uma lata azul? Aqui no Amazonas isso existe, devido à questão cultural que é o Garantido versus Caprichoso.
Ambiente Legal/Político são as políticas de governo como criação de impostos, regimes de tributação e outros aspectos que não exercemos influência. O mais recente foi a criação do    MEI – Micro Empreendedor Individual que vimos na mídia recentemente.
O fator econômico é composto de interconexões complexas entre as economias de diferentes países. O caso da Grécia é o exemplo mais recente de como o ambiente internacional influencia na nossa economia diretamente. O Euro por ser uma moeda de laboratório acabou sofrendo impacto e consequentemente nossa moeda também. O ambiente econômico afeta intensamente a habilidade das MPE’s operarem eficazmente e influencia suas escolhas estratégicas.
A tecnologia é outro fator importante, à medida que a tecnologia avança mais obrigações e adaptações não feitas. A Nota Fiscal eletrônica é um exemplo de tecnologia aplicada as MPE’s assim como a certificação digital. Podemos verificar situação fiscal através de um simples dispositivo, desde que seja adquirido juto aos órgãos competentes.
O micro ambiente se refere ao ambiente mais próximo, imediato e competitivo das Micro e Pequenas Empresas. O ambiente competitivo compreende organizações específicas com as quais essas MPE’s interagem.
A concorrência é um componente de ambiente competitivo. As MPE’s competem pelos mesmos consumidores e tentam ganhar participação de mercado.
Fornecedores têm um papel importante já que irão oferecer recursos de seus ambientes e converter esses recursos. Empresas dependentes de fornecedores geralmente estão em desvantagem.
Consumidores são as pessoas que compram os produtos e serviços que as MPE’s oferecem. Sem consumidores uma empresa não sobrevive.
Quais as razões que levam as MPE’s a ter preocupação em seu ambiente? Cria incerteza para administrar as organizações. Difícil é trabalhar com incerteza e imprevisibilidade. Os eventos ambientais mudam rapidamente em função das inúmeras variáveis, assim fica difícil de prever tendências e apurar resultados planejados. Para lidar com a incerteza, as MPE’s procuram agir através de duas formas de comportamento: adaptar-se ao ambiente ou influenciá-lo.

*Gustavo Maia - 25 anos, natalense, Contador, MBA em Gestão de Pessoas, cursando MBA Gestão de Negócios, Consultor em Franchising. Escreve às quartas-feiras.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo