CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

30.9.11


Incentivar o gosto pela leitura, este é o objetivo do primeiro evento literário promovido pela editora Jovens Escribas, de 17 a 22 de outubro de 2011. A “AÇÃO POTIGUAR DE INCENTIVO À LEITURA” vai levar autores que já publicaram pela editora, além de diversos escritores de outros Estados, para conversar com alunos do ensino médio, fundamental e estudantes universitários sobre o prazer da leitura. Haverá também debates direcionados ao público em geral e uma oficina gratuita de leitura de contos com preciosas dicas de bons livros e autores.
Escolas e turmas universitárias
De segunda (17/10) a sexta (21/10) os autores vão falar para estudantes das escolas Estaduais Anísio Texeira e Castro Alves, a Escola Municipal 4º Centenário, o Colégio CEI Romualdo Galvão e diversos cursos da Universidade Potiguar. Em bate-papos descontraídos e divertidos, os escritores contarão a partir de suas obras e experiências pessoais a importância que a leitura teve na trajetória de cada um deles.
Nos dias 17 e 18, os autores se dedicarão exclusivamente a visitar escolas e estudantes universitários, mas na quarta-feira (19/10), às 19h, no auditório Robinson Faria, na Assembleia Legislativa, haverá um bate-papo de abertura aberto a todo o público interessado com os autores Nei Leandro de Castro e Mario Prata. Todo o evento de abertura terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia.
Na quinta (20/10) e sexta (21/10) os autores estarão no auditório da Livraria Siciliano do Midway. Quinta é a noite de Joca Reinners Terron, Rafael Coutinho, Sérgio Fantini, Patrício Jr. e Pablo Capistrano falarem da ficção contemporânea potiguar e não-potiguar. Mario Prata e Nei Leandro também estarão presentes para autografar livros para leitores e fãs. Na sexta, é a vez de Clotilde Tavares, Cláudia Magalhães e Ana Célia Cavalcanti conversarem sobre literatura e leitura. Após o breve bate-papo, a livraria será palco do lançamento do livro “Paraíso Perdido”, livro de contos de Cláudia Magalhães.
No sábado (22/10), às 16h, o Centro Cultural Dosol será palco de um debate com os músicos Ânderson Foca e Leonardo Panço sobre leituras de Rock. Logo após o bate-papo, haverá os lançamentos dos livros “10 anos de Festival Dosol” e “Esporro – O underground carioca dos anos 90”, seguido da festa de encerramento do evento com shows de bandas locais.
Toda a programação noturna e o debate no Centro Cultural Dosol serão transmitidos ao vivo no site da Cabo Telecom e também na Fanpage dos Jovens Escribas no Facebook.
O premiado autor mineiro Sérgio Fantini vai ministrar uma oficina gratuita para estudantes universitários da quarta (19/10) à sexta (21/10), das 15h às 17h, no Campus da Floriano Peixoto da UnP. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail jovensescribas@gmail.com. Basta informar nome completo, curso e contatos como e-mail e número de celular. A oficina será de leitura, com dicas de autores e obras importantes e divertidas, selecionadas pelo autor.
A ALE Combustíveis vai disponibilizar 5 estantes móveis do seu projeto Livros para Voar que incentiva a doação e troca de livros em locais públicos. Haverá estantes na Assembleia Legislativa, na UnP, no Centro Cultural Dosol e nas escolas atendidas pelo evento. Para conhecer mais sobre o projeto Livro para Voar, acesse www.livroparavoar.com.br.
Autores
Participarão da “AÇÃO POTIGUAR DE INCENTIVO À LEITURA” autores locais como Pablo Capistrano, Nei Leandro de Castro, Clotilde Tavares, Patrício Jr., Ana Célia Cavalcanti, Cláudia Magalhães, Carito e Daniel Minchoni. De outros Estados virão Mario Prata (SC), Joca Reinners Terron (MT) – vencedor do prêmio Machado de Assis 2010 de melhor romance brasileiro, Leonardo Panço (RJ), Rafael Coutinho (SP) e Sérgio Fantini (MG).
Lançamentos
Além dos debates e bate-papos, o evento terá também 3 lançamentos de novos livros da Editora Jovens Escribas.
- Sexta-feira – 19h30 – Livraria Siciliano do Midway Mall – Cláudia Magalhães lança o livro “Paraíso Perdido” (contos).
- Sábado – 16h – Centro Cultural Dosol – Ânderson Foca lança “10 anos de Festival Dosol”
- Sábado – 16h – Centro Cultural Dosol – Leonardo Panço lança “Esporro – o underground carioca dos anos 90”
Programação
A programação completa da “AÇÃO POTIGUAR DE INCENTIVO À LEITURA” pode ser vista no endereço www.jovensescribas.com.br/blog

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo