CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

11.1.13


Dados do Target Group Index revelam o perfil do leitor de livros no País
As mulheres representam 60% dos leitores de livros no País, quando considerados os últimos 30 dias.
Fonte: Ibope

Como bem escreveu o poeta Mário Quintana ao descrever os benefícios da leitura, “o livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”.  Compartilhando ou não da afirmação do escritor, dados do Target Group Index, do IBOPE Media, apontam que a parcela dos brasileiros que leram algum um livro nos últimos 30 dias é de 33%, sendo que 53% declaram ler com frequência e 47% dizem que só o fazem às vezes.

E as mulheres são maioria no grupo de leitores do País (60%). Assim como a maior parte dos leitores pertencem às classes AB (54%).  Os demais correspondem às classes C (40%) e DE (6%).

Em relação às faixas etárias, as pessoas de 25 a 34 anos são as que mais leem (22%), seguidas dos que têm entre 35 e 44 anos (18%). Já a porcentagem de leitores entre os jovens é um pouco menor: 19% entre aqueles de 12 a 19 anos e 11% entre os que têm de 20 a 24 anos.

Quando consideradas as principais capitais brasileiras, se destacam os índices de leitura das populações de Belo Horizonte e Porto Alegre, ambas com 41%, e a de Brasília, com 37%.

Ao se focar a escolaridade, os dados mostram, ainda, que 25% dos leitores do País têm o Superior completo, mesmo percentual dos leitores que completaram o Ensino Médio. Em contrapartida o índice de leitura fica em 0,3% entre os que não possuem estudos formais ou oficiais.

0 comentários:

Postar um comentário

Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo