23.1.13
Postado por
Sávio Hackradt
A
palavra atendimento é derivada do verbo “atender” , e atender é um verbo
transitivo indireto que representa a ideia de dar ouvido ou escutar o que
alguém deseja/precisa e consequentemente lhe retornar com positividade. No ramo
empresarial isto precisa acontecer de maneira muito dinâmica, isto é, com
prontidão e excelência.
Gustavo Maia (@GostavoMaia1)
O
cliente é alvo de toda aspiração, e em se tratando de cliente, todos eles, até
nós mesmos quando ocupamos este lugar na grande “teia” queremos ser
prioridade. “ O cliente sempre tem
razão!”, quem ainda não ouviu esse clichê? Pois é, na prática tudo deve atender
essa prerrogativa, caso contrário, este mesmo cliente, está insatisfeito com o
que tem recebido, procurará outro mercado.
A
grande realidade é que há muito bom atendimento no mercado, e para sermos
exceção em excelência, precisamos de um aditivo. Como? Simples: entender a
cabeça do cliente. Difícil ainda? Não, não é. Uma das primeiras obrigações de
um bom atendente é conhecer os ânimos de seu cliente, conhecer a cabeça dele, é
simplesmente saber o que ele não gosta isso mesmo, o que ele não gosta. Se
conseguir essa proeza você fará o que é certo, primordial, faça o que é certo
antes do cliente dizer o que precisa isto se chama pró-atividade.
Por
isto devemos levar em consideração as experiências, ou melhor, as más
experiências obtidas com o que seu cliente não gosta, para pensar antes dele,
se antecipar aos acontecimentos. Não precisamos esperar o “leite derramar”,
pois uma vez ao chão não pode retornar ao copo.
Cliente
embora desorganizado preza demais por organização. Cliente gosta de ser
considerada preferência, inclusive nós quando estamos clientes de alguém.
Cliente quer todas as respostas de uma só vez, e embora você não disponha de
todas, é sua missão ter a maioria para surpreendê-lo. Cliente detesta ouvir
“vou verificar e retorno”, portanto, tenha o retorno com prontidão, e se não
tiver, não enrole, diga que não tem, mas que providenciará com a maior
urgência. Cliente adora praticidade, não gere mais trabalho para ele, facilite
a vida dele, mesmo que para isto a sua vida deixe de ser “fácil”. Não minta
para o cliente, isto poderá ser a sua própria forca. Seja parceiro do seu
cliente e você terá um parceiro do outro lado. Atendimento é relacionamento com
o cliente, e se relacionar mal é pior coisa no trabalho, aliás, na vida.
Seja
otimista, mas também seja realista. Fale com confiança, o cliente precisa se
despreocupar e deixar o produto dele nas suas mãos. Use o tom de voz na medida
certa. Falar baixo demais não é sinônimo de respeito, nem de humildade, no
mundo dos negócios isso pode gerar insegurança. Tenha respostas, mesmo que seja
um NÃO. Seja alegre, cliente não gosta de pessoas mal humoradas. Não seja
passivo, lance-se as inovações, transforme-se. Não seja medroso, vá além das
expectativas.
Não
mostre o que te pediram, entregue mais, mas estabeleça limites. Todos os
exageros causam desconforto. Não sei
deixe desanimar pelos desafios, aprenda a crescer através deles. Não se
conforme com as facilidades, não são elas que geram as melhores pessoas, nem os
melhores projetos. Construa história, deixe seu legado onde estiver, o futuro é
incerto.
Estação Música Total
Últimas do Twitter
Arquivo
-
▼
2013
(72)
-
▼
janeiro
(67)
- A excelência no atendimento como indicador de dese...
- Cartas de Cotovelo – 2013.12
- Cartas de Cotovelo – 2013.11
- Brasil perde nove posições em ranking mundial de l...
- Ela acredita em Deus e, porque acredita, ele existe
- A confraria da livraria Câmara Cascudo perde o seu...
- Confesso que bebi...
- Cartas de Cotovelo - 2013-10
- Cartas de Cotovelo – 2013.9
- Cartas de Cotovelo – 2013.8
- Apesar de chuvas, Nordeste levará uma década para ...
- Concurso irá premiar monografias com temática sobr...
- UNE pede reconhecimento do forró como Patrimônio C...
- A inveja com o Facebook está fazendo você infeliz?
- Gastos de brasileiros no exterior chegam a US$ 22,...
- Ipea: desemprego entre jovens pode reduzir mão de ...
- Você é bem atendido?
- Comissão da OEA aceita denúncia do caso Herzog
- Banco Central vê perspectiva melhor para a inflaçã...
- Davos: estudo mostra Brasil, Indonésia e África do...
- ProUni tem 1 milhão de inscritos: primeira chamada...
- Cartas de Cotovelo – 2013.7
- Com nova Lei Seca número de presos cresce 113%
- Quando estaremos feitos na vida?
- Controle de armas pelo Estatuto do Desarmamento es...
- A dura realidade do trabalho doméstico no Brasil
- Revista americana 'Forbes' revela a fortuna dos pa...
- 61% das mulheres estão no mercado de trabalho
- E mudou alguma coisa?
- Debate sobre direitos da mulher com novos gestores
- ProUni abre inscrições para mais de 144 mil bolsas
- Alguém me apresentou essa tal EIRELI?
- Idosos levam 40% mais tempo para frear carro que j...
- Smatphones e tablets ampliam o uso dos sentidos po...
- A propósito de luz de lamparina - Cartas de Cotove...
- ONG AMJUS é destaque em preservação ambiental e ci...
- Implantação da Lei Maria da Penha em todo o país s...
- Cuidados para proteger seu filho dos perigos do verão
- Deputado quer aprovar até a Copa projeto de lei qu...
- Por todo café que houver nessa vida
- Suspensão da venda de 225 planos de saúde passa a ...
- Dor crônica afeta entre 15% e 40% dos brasileiros,...
- Três em cada quatro pais acham que games contribue...
- Poeta Potiguar em São Paulo
- A teimosia da Chanana – Cartas de Cotovelo 2013-4
- No Brasil, só 5% dos homicídios são elucidados
- Para a Copa, segurança fica em 1.º plano
- Sentir raiva demais pode prejudicar a sua saúde; v...
- Antes de sair pagando contas, veja como passar 201...
- Frei Betto é premiado pela ONU por contribuição à ...
- Famílias de baixa renda tiveram inflação de 6,9% e...
- Che: a história por trás da fotografia mais famosa...
- Piso salarial dos professores terá reajuste de 7,9...
- 33% dos brasileiros leram algum livro nos últimos ...
- Anvisa proíbe venda de mais de 225 planos de saúde
- Leituras praianas - Cartas de Cotovelo 2013.3
- Fim de relacionamento: uma particular tragédia humana
- Em 2013, tome a iniciativa de perguntar a opinião ...
- Leituras praianas - Cartas de Cotovelo 2013.2
- Especialistas alertam para riscos de desequilíbrio...
- Comissão da Verdade abre diálogo com militares
- Direito de greve e CLT estão na pauta do Congresso...
- Há 50 anos, o país decidia não ter mais primeiros-...
- Ainda sobre Exupéry
- Operação mundial contra pornografia infantil prend...
- Seca afeta 12 milhões de pessoas no semiárido nord...
- Mauro Santayana: 2013, um ano perigoso
-
▼
janeiro
(67)
0 comentários: