CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

16.1.11

SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA

Marigia Tertuliano

Nasce a coluna, Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania, no Calangotango, um blog novíssimo, atual e cheio de peripécias.

Conversar com você leitor será um desafio. Um desafio que será alcançado no dia-a-dia.

Falar sobre Sociedade, meio ambiente e cidadania não é fácil, principalmente num mundo onde controle e participação social ainda são incipientes, embora estejamos em um movimento que visa sua ampliação.

Nossas reflexões estarão voltadas para temas do cotidiano. Por exemplo: como estamos e vislumbramos a participação social nas questões sócio-ambientais; como a questão política influencia nossas ações; como a sociedade está vendo esse movimento cidadão e como está agindo. Entender esse processo é criar, ganhar, participar e vivenciar a cidadania.

Nossa primeira discussão se pautará em questionamentos sobre a participação da mulher nos três assuntos que são focos da coluna.

Como nós mulheres somos vistas na sociedade?

Antes de iniciar essa coluna fui entrevistada por Sávio. Parei alguns segundos e me pensei: “puxa vida, como eu faço coisas”. E aí veio a pergunta: o que essas coisas estão ajudando em mudanças que vislumbrem um mundo melhor?

Depois, imaginei, “e essa relação com a questão ambiental”? Tem outro sentido. As indicações políticas para os postos de trabalho. Como nós mulheres estamos dentro dessa seara? Agindo ou reagindo?

No âmbito da cidadania a minha discussão é: estamos hoje no ápice da nossa representação. Uma mulher, no Brasil, está assumindo a presidência da República. Como vemos essa participação? Será que essa mulher está nos representando?

Para alguns, sim, para outros não, e essa é a beleza da democracia. Entendermos o diferente, colocarmos as nossas posições, sermos elegantes na discórdia. Não é briga ou revanchismo, mas um ato de cidadania perante tudo o que nos cerca.

Assim, finalizo a reflexão de hoje.

Vamos pensar a próxima. O tema? O nosso dia-a-dia dirá.

3 comentários:

  • Interessantes as ideias...
    Mas como sair das reflexões para a ação concreta transformadora do tecido social na tecitura da justiça e da participação, vencendo a gigantesca barreira da acomodação e da mera reclamação?...
    O Brasil parece compor uma cidadania amorfa, aceitamos tudo... Até parece que o país não somos nós, que estamos distanciados do que acontece...

  • Parabéns pela Coluna minha amiga. Fico feliz em ver nascer um projeto construtor na Rede.
    Que este espaço seja forte como o calango e especial como o Tango.
    bjss

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo