CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

15.7.11


A educação no Rio Grande do Norte está falida! Há muitos e muitos anos que a educação está abandonada pelos governos.
Por que a educação vive essa situação em greve há 74 dias? É por que os professores gostam de fazer greves e querem prejudicar os alunos? Não! Não é por nada disso.
É pela irresponsabilidade dos governantes do Rio Grande do Norte. Esses sim, os verdadeiros culpados pela crise educacional no estado. No RN os professores nunca foram vistos, por nenhum governo, inclusive o atual, como verdadeiros semeadores do desenvolvimento, do progresso, formadores de gerações para o futuro.
Não há solução, em lugar nenhum do mundo, para se desenvolver, crescer e progredir que não comece pela educação. E os professores são a base na escola para preparar os nossos filhos. Professores mal remunerados, com baixa qualificação, baixa estima não podem educar bem. Que educação podemos esperar para os jovens com professores com baixos salários e condições precárias nas escolas? Que jovens serão formados nessas condições?
A greve dos professores deve servir como um grande momento para toda a sociedade refletir, pensar sobre qual o Rio Grande do Norte que queremos. É continuar com essa farsa na educação, que vem se arrastando há anos? Quando o estado vai garantir o direito constitucional de uma educação de qualidade para todos, assegurando escolas bem equipadas e professores bem remunerados?
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, atendendo ao governo do estado, decretou ilegal a greve. Os professores, em assembléia, resolveram manter a greve e recorrer da decisão da Tribunal de Justiça.
É preciso ser claro. A greve dos professores é justa! E eles têm o direito de recorrer da decisão do Tribunal de Justiça. Na democracia, qualquer cidadão tem o direito de contestar uma decisão judicial. E os professores têm esse direito. Infelizmente, no Brasil, a força da Lei atinge sem piedade aos mais fracos. Os mais fortes sempre encontram formas de se proteger da Lei. Aliás, quem menos cumpre decisão judicial no Brasil é o poder público.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo