19.12.12
Postado por
Sávio Hackradt
As pessoas nos dias atuais valorizam
demasiadamente o fator tempo.
Por Gustavo Maia - @GustavoMaia1
O tempo de uma resposta é a arma secreta
das empresas. Secreta porque o concorrente não percebe isso, isso se dá na
intimidade da relação empresa-cliente. A velocidade da resposta é um grande
diferencial e possibilita ampliar todas as demais diferenças competitivas que a
empresa tem. Portanto, o tempo da resposta inadequado de um serviço
principalmente, pode não ser medido em unidades monetárias, mas pode ser
dimensionada em custos psicológicos e sensoriais. E com certeza será um gerador
de marketing tanto positivo quanto negativo.
Muitas vezes me pergunto se as empresas
tem um programa de fidelidade e relacionamento pelos motivos certos. Algumas
empresas montam o programa de relacionamento, mas não se preparam para atender
a demanda que criam. Nestes momentos os programas, que eram para gerar
satisfação, geram grande insatisfação, pois o tempo de resposta está acima da
expectativa do cliente.
Passei por diversas situações onde entro
em contato via telefone, não obtenho resposta satisfatória. Pedem para enviar
e-mail, não há retorno. Pergunto-me, por que utilizar esses mecanismos se não
iria desempenhar o que é proposto?
Cuidado, os programas de relacionamentos
que era pra dar sustentabilidade, na verdade a médio e longo prazo estão
enfraquecendo a empresa. Diminua o tempo de resposta aos clientes. Estabeleça
uma tolerância mínima para o tempo de resposta de atendimento e cumpra-a.
Monitore isso como um indicador de gestão.
Agende respostas automáticas. A resposta
automática, se bem utilizada, redigida com simpatia e honestidade pode ser uma
grande ferramenta na redução da expectativa e ansiedade daqueles que lhe
escrevem. A resposta automática de e-mails é menos amigável que uma resposta
pessoal, mas certamente ficar dias sem receber uma mensagem, achando que não
existe ninguém do outro lado do e-mail é uma falta de consideração imensurável.
Lembre-se que você está tratando com clientes!
Escreva uma resposta, nem que seja pra
dizer que não pode responder imediatamente à demanda, mas que em “X” dias dará
uma resposta. Não atender com velocidade cria geradores de marketing boca a
boca negativo, o que em tempo de redes sociais é devastador. E o que era pra
ajudar o seu negócio a crescer, está ajudando a destruí-lo.
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