30.11.12
Postado por
Sávio Hackradt
Por Gustavo Maia - @GustavoMaia1
Você já parou pra pensar se sua empresa
tem mais compradores ou mais clientes? Aquelas pessoas que vem até sua empresa
atraída por uma propaganda ou mesmo por recomendação de um amigo e fazem uma
primeira compra na sua empresa eles são meramente compradores. Cliente é quem
volta!
Obviamente que nesse momento da primeira
compra a empresa teve sua grande e talvez única oportunidade de prestar um
serviço tal que encante essa pessoa. No entanto a pessoa que foi na empresa e
comprou uma vez ele é comprador, se o atendimento prestado foi diferenciado,
existe a possibilidade de esse comprador voltar e compra novamente da sua
empresa, aí sim ele se tornará um cliente ou até mesmo um seguidor.
Quem compra uma vez é comprador, quem
volta é cliente.
Você já parou para pensar se a sua
empresa consegue transformar compradores em clientes?
Duas das premissas básicas para
transformar compradores em clientes são:
1 – Ter uma experiência de compra de alto
nível e diferenciada;
2 – Após a primeira compra é preciso
haver interação entre a empresa e o comprador e potencial futuro cliente.
Entretanto, se os atendentes e vendedores
não pegaram nenhum dado cadastral, como interação futura?
A grande maioria das empresas do varejo
ainda nos dias de hoje não faz cadastros. Os clientes passam pela empresa,
compram, e elas não sabem seu nome, seu endereço, seu telefone, quem dirá
e-mail, se tem um perfil no facebook, uma conta no twitter, enfim, informações
cadastrais. Agindo assim, como poderão transformar compradores em clientes?
Como poderão interagir com as pessoas?
Convidá-los a voltar, a participar de alguma ação, presentear com algo? Enfim,
implementar ações, tomar atitudes para transformá-los em clientes.
Se não saber informações sobre o cliente
já não fosse ruim o suficiente, muito pior é a pessoa já se ver como cliente e
ainda ser tratada como comprador. A pessoa já comprou naquela empresa pela
segunda ou terceira vez e ainda é vista como um comprador de primeira viagem.
Cada vez que ele vai lá o atendimento é
como se fosse um desconhecido, sem histórico, como ele nunca tivesse comprado
nada. Isso significa que a pessoa tem a expectativa que as pessoas dentro da
empresa já o conheçam só que a empresa o trata como se fosse a primeira vez que
ele entra pela porta.
Sua empresa está tentando transformar
seus compradores em clientes, faz algum tipo de interação após a primeira
compra e depois cada compra posterior? Lembro, o que não é medido não é
gerenciado.
Que ações têm sido feitas para trazer
esses compradores de volta para que eles comprem mais vezes? Afinal de contas, hoje em dia é muito mais
barato vender mais para os mesmos clientes, do que conquistar novos clientes.
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