CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

11.4.12


Na contramão dos índices de obesidade e de excesso de peso apurados pelo Ministério da Saúde, o número de fumantes no país diminui. Segundo a pesquisa, de 2006 a 2011, o percentual de tabagistas passou de 16,2% para 14,8%.

O Globo

A incidência de homens fumantes — ainda maioria — reduziu-se a uma taxa média de 0,6 % ao ano desde 2006. Outra boa notícia, desta vez para as mulheres, é o maior acesso a exames de prevenção ao câncer, em particular o papanicolau e a mamografia.

Em 1989, os brasileiros fumantes representavam 34,8% da população. Agora, são os homens que lideram a redução do hábito de fumar entre os brasileiros: um em cada quatro fumantes masculinos declararam ter largado o cigarro. 
Porto Alegre é a capital com maior número de fumantes do país, com 22,6% da população local. Na outra ponta da tabela está Maceió, com 7,8% dos habitantes. No Rio, os consumidores de cigarro são 14,1%.

—Hoje temos mais ex-fumantes do que fumantes no país, mas é preciso continuar reforçando a luta pelo tabagismo. Queremos reduzir essa proporção com as medidas restritivas, como a proibição de fumódromos em recintos coletivos fechados e a restrição dos aditivos de cigarro que alteram sabor e odor — explicou o ministro da Saúde Alexandre Padilha. 


0 comentários:

Postar um comentário

Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo