CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

16.4.12


A 6ª Cúpula das Américas encerrou ontem (15) suas deliberações sem consenso em dois pontos principais, relacionados à inclusão de Cuba em futuros encontros, o que tornou impossível a elaboração de uma declaração final acordada entre todos os chefes de Estado e de governo que se reuniram durante dois dias em Cartagena das Índias, no Caribe colombiano.

Da Telam

Os Estados Unidos vetaram os parágrafos 17 e 18, referentes à inclusão de Cuba en futuras cúpulas e à necessidade de acabar com o bloqueio econômico e comercial da ilha.

O Parágrafo 17 dizia textualmente: “os chefes de Estado decidem convidar a República de Cuba a participar da próxima Cúpula das Américas, a realizar-se no Panamá”, e o Parágrafo 18 assinalava: “os chefes de Estado lembram com interesse as recentes resoluções aprovadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas relativas à necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico e comercial da República de Cuba”.

Os dois parágrafos foram vetados pelos Estados Unidos, que, durante as deliberações, tiveram apoio do Canadá e, em consequência, não foi possível obter uma declaração consensual entre os países participantes da cúpula.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo