CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

14.4.12

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira pela descriminalização do aborto de fetos anencefálicos (com ausência de cérebro). A votação foi precedida de um amplo debate ideológico na sociedade, mas de pouca discussão técnica.

Cibelle Brito, O Globo

O embriologista especializado em formação do cérebro José Garcia Abreu, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, apontou pontos que definem o embrião com a anomalia e explicou o que acontece na gravidez de um embrião anencéfalo.

Abreu diz que os sinais são mais perceptíveis no primeiro mês de gravidez, quando o cérebro começa a tomar sua forma. Entre a quarta e a oitava semanas, o problema é detectável, caso a mulher esteja ciente da gestação. Para que o aborto seja realizado com segurança para a saúde da mulher, o procedimento deve ser realizado ainda na fase embrionária, ou seja, até a oitava semana, diz o especialista. Depois disso, o aborto pode representar riscos para a mulher.

A anencefalia envolve o cérebro e a calota craniana - região localizada acima da sobrancelha e que segue até a nuca - e está enquadrada entre as doenças derivadas de defeitos do tubo neural. Segundo Abreu, essa fase seriam os primórdios do sistema nervoso central.


0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo