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Sávio Ximenes Hackradt

17.9.12


Dados do Target Group Index apontam algumas das diferenças entre os sexos na hora das compras

Fonte: Ibope

Homens e mulheres têm comportamentos diferentes quando o assunto é consumo? Dados do Target Group Index, do IBOPE Media, demonstram que sim. 

A partir da análise dos hábitos da população residente nas principais capitais e regiões metropolitanas do País, os indicadores apontam variações nas prioridades e escolhas entre consumidores de sexos diferentes.

As diferenças começam pela sensação de prazer que as compras proporcionam. Para a maioria das mulheres (55%), o ato de comprar, independentemente do produto, resulta em prazer. Sensação compartilhada por  43% dos homens. 

As mulheres também demonstram ser mais curiosas que os consumidores do sexo oposto. De acordo com os dados, 51% delas afirmam comprar produtos de uma nova marca simplesmente parar conhecer e saber como são, enquanto entre os homens essa postura é adotada por  43% do grupo.

Os homens também mostram ser consumidores mais fiéis que as mulheres. Enquanto 54% delas dizem gostar de mudar de marca frequentemente só para variar as compras, entre eles 46% aderem a esse comportamento.

Ainda segundo os estudos, as mulheres se preocupam mais em economizar, já que 77% delas afirmam procurar por preços mais baixos na hora das compras, enquanto 70% deles fazem o mesmo. 

Sobre a pesquisa

O Target Group Index é um estudo single source sobre comportamento e o consumo de produtos, serviços , mídia, além de estilo de vida e características sociodemográficas. As entrevistas são realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Os entrevistados da pesquisa citada nesta matéria são pessoas de ambos os sexos, das classes AB, C e DE, com 18 anos ou mais, que realizaram compras nos últimos 30 dias. O período de campo foi de fevereiro de 2011 ao mesmo mês em 2012.

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