CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

11.1.12


Por Gustavo Maia* (@GustavoMaia1)

Administrar o tempo é uma competência fundamental, tanto para garantir a eficácia no trabalho como para qualidade de vida. É uma competência cada vez mais necessária em um mundo de pressões, mudanças e imprevistos cada vez mais frequentes provocando mil e uma solicitações e demandas aos profissionais. Estas solicitações e demandas geralmente são mais fortes do que as pessoas suportam, em termos de tempo e estresse. O tempo torna-se muito curto e o estresse alto.

A boa administração do tempo supõe em saber usar algumas habilidades, visando ajudá-lo a refletir e conscientizar-se sobre o que precisa fazer para conseguir este desafiante objetivo e tornar-se um bom administrador do seu próprio tempo.

Ser objetivo
Esta é talvez a habilidade mais importante para conseguir administrar bem o tempo. Precisamos estar conscientizados de que nosso tempo é limitado em face de tudo o que precisaríamos ou gostaríamos de fazer. Temos que selecionar, reconhecer nossas limitações e trabalhar por prioridades. No início de cada dia de trabalho precisamos nos habituar a ver com clareza quais as prioridades. Se sobrar tempo, faz-se o resto. O ideal é colocar no papel ou onde queira tudo que é prioritário por ordem. Não podemos ser refém de nossa memória que trabalha com estresse diário.

Saber delegar
Delegar tudo que é delegável para termos tempo de fazer tudo o que compete somente a nós. Não ser centralizador. Além de nos permitir a fazer o que é essencial e prioritário. A delegação é um instrumento poderoso de desenvolvimento e crescimento para os liderados. É através da delegação que eles aprendem e crescem. É claro, a delegação deve ser progressiva de acordo com o nível de desenvolvimento e responsabilidade do liderado.

Saber dizer não
Não basta termos consciência de que devemos trabalhar por prioridades e ter noção dos nossos limites e não sabermos dizer não, assumindo sempre mais do que podemos. Precisamos ter habilidade para dizer não. Dizer não pra cima, para as chefias superiores, exige ainda mais segurança e habilidade, mas tem-se que dizer quando necessário.

Administrar a ansiedade
É outro ponto fundamental para conseguirmos administrar o tempo. Não conseguimos administrá-lo se não controlarmos a ansiedade. A ansiedade moderada é o combustível das realizações. O problema é a ansiedade excessiva, leva a assumir mais do que pode e tende a procurar decisões precipitadas, afetando a qualidade das mesmas e dos resultados e a qualidade de vida. A qualidade de vida é outro ponto importante a ser levado em consideração na administração do tempo. É preciso saber o limite onde se pode ir ao trabalho para não gerar estresse excessivo. As consequências podem ser muito negativas não somente para a qualidade de vida, mas também para a qualidade do trabalho e resultados da empresa a médio e longo prazo. A qualidade de vida é uma qualidade devida!

Lembre que o dia tem 24 horas para todos e por que uns produzem mais que outros? Por que uns aproveitam mais o tempo que outros? Reveja os conceitos de importância, urgência e prioridade e pondere.

*Gustavo Maia - 25 anos, natalense, Contador, MBA em Gestão de Pessoas, cursando MBA Gestão de Negócios, Consultor em Franchising. Escreve às quartas-feiras.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo