CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

25.1.12


Por Gustavo Maia* (@Gustavo Maia1)

Diferentemente de uma empresa tradicional, as redes de franquias são compostas de vários empresários, de vários portes. Isso naturalmente incentiva o empreendedorismo. O objetivo é difundir o conceito do bom, ético e sustentável, bem como utilizar todas estas parcerias para o contínuo crescimento do setor. Outra frente é a internacionalização das marcas brasileiras, que já é uma realidade, o que colabora com a exportação e geração de divisas.

As microfranquias já existem há muito tempo, mas agora passaram a ser destaque pela explosão da nova classe média, que dispõe hoje de capital para investimentos. Os profissionais liberais perceberam que podem multiplicar seus ganhos mensais em três, quatro ou cinco vezes e por isto querem se transformar em empresários. O segmento já tem várias empresas com esse formato e ainda vai crescer mais. A única preocupação é que essas empresas precisam se estruturar para oferecer um bom serviço ao público e um bom suporte aos franqueados, assim como buscar sempre educação e aprimoramento dos seus negócios. A profissionalização já é uma realidade, mas ainda falta maior disseminação de boas práticas de gestão e governança. O setor já é moderno e competitivo. O que precisa é aumentar a penetração internacional e cada vez mais tornar as empresas sustentáveis e responsáveis em relação à sociedade e à natureza.

Os problemas enfrentados pelo Franchising

- Uma das maiores cargas tributárias do mundo, o que desvia investimentos que poderiam ser feitos em pesquisa e inovação;
- Falta de infraestrutura absurda, que onera a distribuição de produtos, tornando também nossos fretes um dos mais caros do mundo;
- Um sistema tributário ultrapassado, que faz com que as empresas nacionais tenham de ter estrutura de três a quatro vezes maior com relação a outros países. Além de pagar muito, a forma de fazê-lo é ainda mais complicada. Isto coloca um machado na cabeça do empresário diariamente, até pela grande quantidade de mudanças que ocorre na área tributária.

Cuidados para não errar

Entre s cuidados para que os novos empreendedores devem tomar para não cometer erros e ter negócios sustentáveis e lucrativos, segue as recomendações:

- Escolher o ramo que goste;
- Fazer a escolha do ponto comercial e dos produtos ou serviços que oferece;
- Estar à frente do negócio e ter pelo menos entre 50 e 60% do capital próprio para entrar no negócio;
- Promover uma pesquisa com relação aos produtos e serviços que está escolhendo;
- Conversar com os franqueados da rede para medir seu nível de satisfação.

*Gustavo Maia - 25 anos, natalense, Contador, MBA em Gestão de Pessoas, cursando MBA Gestão de Negócios, Consultor em Franchising. Escreve às quartas-feiras.

Fonte: ABF

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo