CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

18.1.12


Por Gustavo Maia* (@GustavoMaia1)

Por compaixão, eu me refiro aquela qualidade pessoal que as máquinas não podem ter. É a capacidade humana de demonstrar afeto, de compreender o estado emocional pelo contato visual, toque e palavras. A capacidade de sentir compaixão é a suprema felicidade humana em qualquer circunstância, em casa ou no trabalho. Você não pode amar um computador, um software, um livro como pode amar uma pessoa. Às vezes é de uma pessoa que você precisa.

A beleza da compaixão é que cada um de nós já a traz dentro de si. Nascemos com os braços estendidos para abraçar. Ao contrário do conhecimento e das redes de relacionamento mencionado nos artigos anteriores, que temos que construir ao longo do tempo, sempre podemos dizer as pessoas quanto elas são importantes para nós. Podemos mostrar um sorriso simpático e dar tapinhas nas costas. Podemos abraçar escutar em silêncio e no final de uma história triste, dizer: “eu sinto muito por você”.

No trabalho, nossa humanidade pode ser definida como a capacidade de nos envolvermos emocionalmente com o crescimento de outra pessoa. Se celebrarmos as realizações de alguém, demonstraremos genuína simpatia por seus problemas, essa simpatia é o que nos distinguirá das máquinas. A forma como somos percebidos como seres humano está se tornando um aspecto cada vez mais importante da nova economia.

À medida que o mundo se torna mais competitivo, nós disputamos também a emoção das pessoas. Nos negócios não é importante o que as pessoas pensam sobre você, mas é importante o que eles sentem a seu respeito. As pessoas tem fome de compaixão. Não existe negócio sem pessoas. Não existe decisão sem pessoas. Não existe oportunidade sem pessoas. É a compaixão do ser humano, intrínseca, absoluta, real.

*Gustavo Maia - 25 anos, natalense, Contador, MBA em Gestão de Pessoas, cursando MBA Gestão de Negócios, Consultor em Franchising. Escreve às quartas-feiras.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo