CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

25.1.12


O motogerador movido a etanol que irá gerar eletricidade para iluminar a Estação Antártica Comandante Ferraz entrou em operação no dia 10 de janeiro, informou a Petrobras, que forneceu o equipamento.

Fonte: Ambiente Energia

“Com a iniciativa, o Brasil será o primeiro país do mundo a utilizar biocombustível para produção de energia no continente. O equipamento tem capacidade para suprir toda a energia necessária às operações e aos programas científicos realizados na estação”, frisou a estatal em comunicado.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, foi quem deu partida na operação durante visita à Estação na Antártica. Segundo o ministro, a iniciativa brasileira coloca o país em destaque no cenário tecnológico mundial e alinhado com a meta da ONU, que declarou 2012 como o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos.

A Petrobras está fornecendo 350 mil litros de etanol, idêntico ao utilizado nos veículos nacionais, e fará o acompanhamento tecnológico para validar a utilização do biocombustível em condições climáticas severas.


O biocombustível e o equipamento, desenvolvido pela Vale Soluções em Energia (VSE), partiram em outubro do Brasil para a Antártica no navio de Pesquisas Oceânicas Ary Rongel. Em seguida, uma equipe de engenheiros brasileiros seguiu para o continente para realizar as instalações e os testes necessários ao funcionamento do equipamento. A partir de agora e durante um ano, o motogerador vai operar em total sincronismo com os motogeradores já existentes a diesel, preservando o parque energético atual como uma medida adicional de segurança.

O motogerador a etanol brasileiro opera com tecnologia totalmente nacional e gera energia limpa, sem qualquer tipo de aditivo, a partir de um sofisticado equipamento de controle e comando via internet. A tecnologia foi desenvolvida pela VSE, uma empresa da Vale e do BNDES.

O projeto é beneficiado pela Lei da Inovação, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que promove e incentiva o desenvolvimento de produtos e processos inovadores voltados para atividades de pesquisa.

A partida na operação do motogerador a etanol é um dos eventos que marcam os 30 anos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), gerenciado pela Marinha do Brasil, e conta com a parceria da Petrobras e da Vale Soluções em Energia (VSE).

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo