CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

2.2.12

CINEMA

Por Carlos Emerenciano* (@cemerenciano)


“Bonasera, Bonasera...”. Repetindo o nome do seu interlocutor, Don Vito Corleone (Marlon Brando) começa a expressar sua insatisfação com a proposta daquele homem que resolveu lhe importunar justamente no dia do casamento de sua única filha. O Don reclama da ousadia e da falta de respeito de lhe oferecerem dinheiro em troca de certo serviço. Vê-se, claramente, que ele quer coisa diversa: reverência, exteriorizada pelo “beija mão” característico em reconhecimento daqueles que são os figurões da máfia italiana. Assim é feito e rapidamente o Don ordena que se devolva na mesma moeda a surra que uns rapazes deram na filha daquele imigrante italiano. “Com cuidado, para não matá-los”, pondera, ainda, um benevolente Vito Corleone.


Enquanto isso, a festança corre solta nos jardins da mansão do “Poderoso Chefão”, situada no subúrbio de Nova Iorque. Ano do ocorrido: 1945. Antes de se integrar à festa, Don Vito registra, ao seu filho adotivo e Consigliere, Tom Hagen (Robert Durval), o descontentamento pelo não comparecimento de alguns amigos importantes: principalmente políticos e magistrados que não gostariam de ver associadas suas imagens a um dos chefões da máfia, apesar daqueles guardarem, longe dos holofotes, estreita e perigosa relação com estes.


Um tanto alheio aos assuntos de família, Michael Corleone (Al Pacino) passeia pelo jardim com sua namorada Kay Adams (Diane Keaton). Herói de guerra e vestido a caráter, Mike apresenta aquele estranho mundo novo a Kay. Desenvolve-se, então, uma perfeita introdução à história que passará a se desenvolver. A personagem de Diane Keaton representa aí a plateia que ainda se familiariza com os elementos da trama. Percebe-se certa reverência à figura de Mike, a quem Vito não escondia a predileção e fazia questão de mantê-lo afastado do submundo do crime. Tanto é que, ao narrar fatos chocantes, particularmente um envolvendo Luca Brasi (Lenny Montana), um corpulento homem de confiança de seu pai, o caçula dos Corleone faz questão de ressaltar: “Esta é a minha família Kay. Não sou eu”.

A festa transcorre e nota-se que não há qualquer regra de etiqueta ou formalidade. Tudo é muito informal, apesar da opulência. Um enorme bolo entra em cortejo e sob aplausos. Músicas do cancioneiro popular italiano são cantadas enquanto a bebedeira flui. Clemenza (Richard Castelano), um dos homens do Don, toma vinho da própria jarra e o líquido escorre por sua enorme papada. Não restam dúvidas de que a festa é animada, mas paira certa insatisfação pelo não comparecimento de pessoas de destaque na sociedade.  Evidencia-se aí que os Corleone não almejam apenas dinheiro e poder, mas estão ávidos por legitimação social. Relutam contra a segregação que lhes é imposta pela elite americana.

Desse modo, o ponto alto da festa, até para apaziguar as referidas mágoas, dá-se com a chegada do famoso cantor Johnny Fontane (Al Martino), personagem inspirado em Frank Sinatra. Não faltam suspiros de moças apaixonadas e uma pequena apresentação do cantor é exigida.  Ao final, organiza-se a famosa foto de família. Reúnem-se o casal Corleone, todos os seus filhos (Sonny, Fredo, Mike, Tom e Connie), acompanhados dos cônjuges e prole. Não se percebe, ainda, qualquer traço de desunião familiar.

Caros leitores e leitoras, “O Poderoso Chefão” (The Godfather I/II/III, 1972/74/89) principalmente no que se refere aos dois primeiros filmes (considerados obras-primas), deve ser visto e revisto sob diversos enfoques, que serão devidamente abordados em próximas conversas. O mais evidente é o de que se trata de uma sequência de filmes sobre gangster. Não há, realmente, como negar a presença de elementos comuns a obras do gênero: violência, corrupção, jogo político e guerra por território. Deve-se, no entanto, ir além. “O Poderoso Chefão” constitui, antes de tudo, um drama familiar. História de uniões, desuniões e tragédias. Sob direção magistral de Francis Ford Coppola, adaptada de obra de Mario Puzo, bem que a saga dos Corleone poderia iniciar-se com o prólogo de “Ana Karenina” de Tostói: “toda família feliz é igual, mas as infelizes são cada uma a sua maneira”.

*Carlos Emerenciano - Apreciador de um bom filme, dividirá com os leitores suas impressões sobre cinema todas as sextas-feiras.
Twitter: @cemerenciano
e-mail: aemerenciano@gmail.com





0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo