CALANGOTANGO não é um blog do mundo virtual. Não é uma opinião, uma personalidade ou uma pessoa. É a diversidade de idéias e mãos que se juntam para fazer cidadania com seriedade e alegria.

Sávio Ximenes Hackradt

22.2.12

A Igreja Católica no Brasil dará início hoje, juntamente com a Quaresma - período de quarenta dias que antecede a Semana Santa -, à Campanha da Fraternidade (CF) 2012.

Com informações da Tribuna do Norte

O tema da campanha deste ano é “Fraternidade e Saúde”, com o lema “Que a saúde se difunda pela terra”, com o objetivo de sensibilizar a sociedade  sobre a realidade dos cidadãos que não têm acesso à assistência de  saúde, bem como discutir a funcionalidade e qualidade dos serviços  prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Criada em 1963, em Natal, a Campanha da Fraternidade sempre pautou assuntos de cunho social e buscou apontar  soluções para os problemas.

Nacionalmente, a campanha será lançada em Brasília, durante a celebração da missa de Quarta-Feira de Cinzas. Na Arquidiocese de Natal, o  lançamento ocorrerá em dois momentos: no dia 2 de março, às 8h30, será  oferecido um café da manhã para a imprensa. No dia seguinte, em horário a ser confirmado, Dom Jaime Vieira Rocha – que toma posse como novo  arcebispo no próximo domingo – celebrará uma missa na Catedral  Metropolitana.

A CNBB vai abordar, durante a Quaresma, três, de um total de oito, metas da Organização das Naçõs Unidas (ONU) do início dos anos 90 até 2015:  redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materna e combate a  epidemias e doenças.

Segundo um estudo divulgado  na revista The Lancet, a taxa de mortalidade infantil no Brasil caiu  61,7% entre 1990 e 2010. O que corresponde uma queda de 52,04 mortes por mil nascimentos em 1990 para 19,88/mil em 2010.

A CNBB quer que a Emenda Constitucional 29 (EC 29), sancionada pela  presidenta Dilma Rousseff através da Lei Complementar nº141, no dia 16  de janeiro passado, seja, de fato, implementada. A Lei esclarece o que  deve ser considerado gasto em saúde e fixa, por exemplo, que Estados  devam aplicar 12% de suas receitas e Municípios 15% em saúde.

0 comentários:

Postar um comentário


Estação Música Total

Últimas do Twitter



Receba nossas atualizações em seu email



Arquivo